sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PARA DE CRITICAR, E VAI GANHAR ALMAS!


"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo; Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente; Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos, em tudo, naquele que é a cabeça, Cristo, da qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor" (Ef 4:11-16).


Vez em quando, encontro pessoas que me exortam a parar de questionar erros no meio da Igreja, alegando: "ao invés de ficar apontando erros, vá ganhar almas para Jesus". A estes, respondo:



1. Não ganhamos almas para Jesus. Quem as ganha é o Espírito Santo. Nosso papel se limita a pregar o Evangelho. A partir do momento que um homem ganhar um alma para Cristo,  qual será então o papel do Espírito Santo, já que é Ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo? Achar que é o homem quem ganha almas é um absurdo, e quase uma blasfêmia!


2. Pregar o Evangelho é missão de todos. É o que se chama de missão comum de todos os crentes, desde o maior até o menor. Mas nem todos têm o ministério de Evangelista. Só a quem Deus deu tal dom ministerial. Assim, todos devem evangelizar, mas o exclusivo ministério de Evangelista é para quem tem este dom. Devemos desenvolver com afinco maior o ministério que recebemos do Senhor.

3. O Evangelista não é maior (e nem menor) que quem pastoreia, ou de quem ensina, ou exerce ministério profético (chamando o povo ao arrependimento). Cada ministério dado por Deus tem uma função, e cada crente desenvolve aquilo que Deus lhe deu.

4. Quem supostamente "ganha mil almas por ano" não é maior ou melhor do que aquele que ensina a estas mil almas a permanecerem no Caminho (mestres, ou doutores). O pastor pode não ter ganho nenhuma destas mil almas, mas ao pastoreá-las está desempenhando o que Deus lhe deu para fazer.

5. Não adianta ganhar as mil almas, e deixá-las sem o devido discipulado. É aí que entram os Mestres (ou Doutores). A medida que são discipulados, os Pastores os encaixam em seus devidos lugares no reino. Se eles se desviam para a direita ou esquerda no Caminho, os Profetas os adverte em amor e na Escritura, e encoraja a todos. O Apóstolo (destituído do título pomposo; só têm o Ministério) coordena todo este trabalho, debaixo da direção do Senhor e da orientação dos Profetas.



6. Observe que os profetas do AT não pregavam para incrédulos, mas para judeus, a fim de que estes se arrependessem de seus maus caminhos e tornassem ao Senhor. O mesmo fazem os que possuem dom ministerial profético na dispensação da Igreja: pregam para CRENTES, mostrando aonde eles caíram e exortando-os ao arrependimento.

7. Se você não entende o ministério profético e de ensino que o Senhor me concedeu, devia igualmente não compreender os ministérios dos profetas antigos, que apontavam o pecado de reis e sacerdotes, os "intocáveis" dos dias de hoje, chamando-os ao arrependimento. Devia criticar Jesus, que chamava os  religiosos de "serpentes, raças de víboras" e apontava seus erros abertamente e na frente de todos. Devia desprezar Paulo, que não se calava diante dos erros de quem quer que seja, e chegou a enfrentar o próprio Pedro, resistindo-o na cara na presença de todos porque era repreensível (Gl 2:11ss). Talvez, ao desprezar meu ministério, você se enquadre nas palavras de Jesus, quando Ele disse "Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fazem túmulos bonitos para os profetas e enfeitam os monumentos das pessoas que viveram de modo correto. E dizem: 'Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos feito o que eles fizeram, não teríamos matado os profetas'. Assim vocês confirmam que são descendentes daqueles que mataram os profetas. Portanto, vão e terminem o que eles começaram!" (Mt 23:29-32 - NTLH).


Dá pra entender? Ou precisa de desenho? Se precisar, a figura acima pode ajudar...

Um comentário:

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.