quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

SOBRE GANHAR ALMAS PARA JESUS


Vez em quando recebo nos murais de minhas redes sociais perguntas  do tipo "quantas almas você já ganhou para Jesus?". Já falei sobre este assunto aqui no blog, no artigo QUANTAS ALMAS VOCÊ JÁ GANHOU PARA JESUS?, mas como hoje recebi algo parecido, inclusive a pessoa que mandou se gloriava de ter ganho somente ontem tantas almas, achei por bem esclarecer algumas coisinhas a respeito do assunto.

Não caiam na tentação de achar que somente os que "ganham almas" são os que estão fazendo a obra de forma produtiva. Embora o pregar o Evangelho seja uma ordem para TODOS os crentes, nem todos são Evangelistas no sentido ministerial da palavra. 

Primeiro, Paulo apóstolo escrevendo aos Efésios afirma, inspirado por Deus, que "...Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores" (Ef 4:11). Todos os cinco ministérios existentes na Igreja são igualmente importantes, pois visam o crescimento da Igreja. De que adianta ganhar almas, se estas almas não são pastoreadas, ensinadas na sã doutrina, admoestadas pelos profetas a permanecerem na graça? Além disso, a Igreja não cresce somente no quesito "almas ganhas". Muitos não ganham almas, mas pastoreiam as almas que se achegam ao rebanho: são os Pastores. Outros também não as ganham, mas ensinam as ovelhas no caminho que devem andar: são os Doutores (também chamados de Mestres).. E o próprio Paulo acrescenta: "Eu plantei; Apolos regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento" (1 Co 3:6-7). Você que ganha almas, não é maior que eu, que ensina almas. E nem eu maior que você.

Segundo, homem nenhum ganha almas para Jesus! Quem faz isto é o Espírito Santo. Portanto, é grande pretensão para o homem achar que pode ganhar almas. Somos pregadores do Evangelho, e só! O trabalho maior, de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo,é do Espírito Santo. E Deus não dá sua glória a ninguém! Portanto, devemos continuar pregando o Evangelho, e se preciso for usar até as palavras (sim, pois o maior evangelismo ainda é o VIVER o Evangelho), deixando a conversão a cargo do Espírito Santo.

Terceiro, não faça o seu "ganhar almas" uma forma de se gloriar diante dos seus irmãos. Sua contabilidade de mil almas por ano deve manter-lhe cada dia mais humilde e dependente de Deus e dos demais ministros da Igreja. Quando o fato de ter ganho tantas almas só ontem te faz sentir-se mais crente que os que não ganharam nenhuma, o"evangelho" que você segue é o evangelho da acepção de pessoas, tão condenado na Bíblia.

Quarto, um amigo meu, pr. Enoque Brandão, comentando sobre o assunto disse: "Quando jovem, vi um pregador realizar uma cruzada que resultou na conversão de mil almas; porém, dois meses depois não havia nem um novo convertido na igreja. O estado dessas pessoa não ficou pior do que antes?". É um fato: ganhar almas sem dar-lhes o devido acompanhamento dos demais ministérios da Igreja (apóstolos*, pastores, mestres, profetas..) é um trabalho incompleto. As cruzadas evangelísticas são uma poderosa ferramenta de pregação e decisão. Entretanto, muitas das "almas ganhas" não são abraçadas por pastores, e muito menos pelos mestres, que deveriam ensinar à nova ovelha o caminho que deve andar. Resultado: poucas se firmam no Caminho...  Isto nos faz lembrar a severa admoestação de Jesus,quando disse: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra, para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno, duas vezes mais do que vós" (Mt 23:15).

Não despreze, caro amigo Evangelista, os demais trabalhadores da seara. Enquanto você planta, outro rega. Enquanto outro rega, um terceiro colhe E a glória é toda de Deus, pois somos servos inúteis. Eu sou Mestre, mas dependo de você, pois se você não "ganhar almas para Jesus", a quem eu vou ensinar? E se eu não ensinar, como você terá a alegria de ver o fruto de seu trabalho firmado no Evangelho, trilhando o mesmo caminho? Não caia no erro de achar-se o rei da cocada-de-todas-as-cores. Lembre-se das palavras de Paulo: "Porque, também, o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será, por isso, do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será, por isso, do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos, são necessários; E, os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e, aos que em nós são menos decorosos, damos muito mais honra. Porque, os que em nós são mais honestos, não têm necessidade disso; mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular" (1 Co 12:14-27).

Fico muito feliz que você tenha ganho somente ontem tantas almas. Eu não ganhei nenhuma, mas no Culto de Doutrina de ontem eu ensinei o Evangelho. Lembro-me da reação de uma das pessoas que lá estavam, que me disse: "Poxa, irmão Zilton, até hoje eu cri da maneira errada! Graças a Deus o sr. me esclareceu pela Bíblia, e corrigiu meu erro!". Isto me remete a Tiago, irmão de Jesus, que disse: "Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados" (Tg 5:19-20).

Finalmente, encerro respondendo sua pergunta de "quantas almas você ganhou para Jesus?" com outra pergunta: E quantos crentes você já resgatou do erro?

* Sobre os apóstolos, nada a ver com aqueles que carregam e ostentam o título! Todos estes ministérios descritos em Ef 4:11 são destituídos de título humano. Para saber mais sobre apóstolos modernos, leiam o artigo APOSTOLICES.

Um comentário:

  1. Caro Zilton,
    São muitos os temas importantes a serem ensinados, a igreja está realmente em falta conosco, os filhos de Deus.
    Medito no Senhor Jesus, para que continuem a interrogar-lhe ou questionar-lhe, pois isso, O INSPIRA a nos ensinar.
    "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito".
    Paz

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.