sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

AI, QUE FOME!!


Desde a semana passada, meu neto Samuel de 3 meses está recebendo nova dieta, além do insubstituível leite materno. Há uns dez dias ele já come via mamadeira batata e jerimum (para os que não são nordestinos, jerimum é abóbora, moranga...) cozidos e processados no liquidificador. Amou! Come umas quatro "chuquinhas", e o apetite é tão bom que já penso em adaptar uma garrafa PET de refrigerante com um bico de mamadeira para ele!! rsrs

Hoje, iniciou-se nas frutas, com suco de laranja "mimo-do-céu". Também gostou! Tomou a mamadeira toda. Já demonstra que "puxou" ao avô, que come de tudo um pouco... Ou melhor, de tudo um MUITO.

Mas desde a semana passada, vendo-o chorar reivindicando veementemente sua quarta "chuquinha" de legumes batidos, estou meditando sobre a dieta do recém nascido, inclusive dos recém-nascidos na fé cristã.

Paulo disse aos crentes de Corinto: "Com leite vos criei, e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem, tão-pouco, ainda agora podeis, porque ainda sois carnais..." (1 Co 3:2-3). 

O escritor da carta aos Hebreus afirmou também: "...muito temos que dizer, de difícil interpretação, porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres, pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus, e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento; Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do hábito, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal" (Hb 5:11-14). 

Eis o porquê de a maioria dos cristãos de nossos dias insistir em não julgar, não discernir entre o certo e o errado, e consequentemente ser levado de um lado para o outro por doutrinas estranhas às Escrituras: são MENINOS, CARNAIS, NEGLIGENTES, e insistem em permanecer se alimentando de uma dieta pobre, insuficiente para produzir-lhes maturidade e discernimento.

Estamos vivendo uma geração de meninos. Meninos anêmicos, raquíticos e desnutridos, no que diz respeito à sã doutrina da fé cristã, que não sabem se alimentar, que não querem evoluir em sua dieta. Enquanto Samuel, de três meses, já aceita novos e mais substanciosos alimentos, e cada dia melhora seu apetite, a maioria dos crentes de nossos dias os rejeita, preferem ficar no leitinho (de preferência diluído em água, leite falsificado), rejeitam o conhecimento, se orgulham de sua própria burrice e espezinham as pérolas que lhes são dadas.

É importante lembrar que não adianta para nós, pais e avós do Samuel, tentarmos dar-lhe alimentos que não pode suportar. Não podemos dar-lhe uma feijoada, pois ele ainda não digere tal iguaria. Assim, os que já se alimentam de comida sólida precisam também compreender que existem limites. As crianças evoluem sua dieta aos poucos. Precisamos fazer o mesmo com os novos na fé, ou com os que recusam alimento mais sólido. Isto se chama AMOR. Dar-lhes de comer um alimento pesado pode até matá-los.

Entretanto, precisamos despertar-lhes o apetite. Mostrar-lhes que esta decisão infantil de se manterem distantes do alimento sólido os deixará raquíticos. Orgulhar-se da própria burrice é burrice ao quadrado, ou ao cubo. Afinal, o povo de Deus perece e está sendo destruído porque rejeitou o conhecimento (Os 4:6). Somos responsáveis em ministrar-lhes o alimento, mas devemos fazê-lo com cuidado. Indigestão também mata.

Uma outra coisa que não podemos esquecer: hoje Samuel come de mamadeira, que nós precisamos preparar, e segurar para ele, enquanto come. Na semana que vem, passará a comer os mesmos legumes amassados, dados de colherinha. Mas o nosso objetivo é torná-lo independente na escolha, no feitio e na administração. Um dia, ele mesmo pegará na colher e comerá. Bem mais adiante, ele mesmo poderá preparar suas refeições. Contudo, em muitas "Igrejas" existem líderes que querem exatamente o contrário: que você seja um eterno dependente deles, que nunca saia de debaixo de sua supervisão, que você sempre coma no prato deles, pelas mãos deles. Inventam de tudo para que isto persista: novos títulos (como o apostólico), novas doutrinas (como a "cobertura apostólica", ou a cobertura da liderança), novos sacerdócios (vocês dependem do sacerdócio exclusivo deles, embora a Bíblia afirme que Jesus te fez sacerdote), e chegam a ressuscitar antigos rituais da Lei mosaica que se cumpriram em Cristo, e criam outros, atribuindo-lhes poderes que a Bíblia não lhes confere. Com tais artimanhas obrigam que você, aos 30 anos de vida cristã, ainda coma nas suas mãos. Quero lembrar a você que uma pessoa que, aos 10, 20 ou 30 anos de idade, ainda necessite comer da mão de terceiros é um vegetal, ou um semi-vegetal. Você nasceu para andar sozinho, comer sozinho, se vestir sozinho. Pense nisso!

Portanto, ATENÇÃO, você a quem Deus já deu a capacidade de digerir comidas sólidas: nem todos têm esta capacidade. Tome cuidado com o que você administra aos mais novos. Muitas vezes a recusa deles em comer tal alimento é exatamente porque não podem suportá-lo. Mas com paciência eles chegam lá!

E ATENÇÃO, você que se recusa a comer comida sólida, insiste no leitinho. A Bíblia chama você de MENINO, de CARNAL, de NEGLIGENTE... Estes "adjetivos" lhe agradam? Não?? Então, esforce-se, e saia deste leitinho. Comece a buscar um alimento mais substancial, dentro da Palavra de Deus. Não pise nas pérolas que lhe oferecem, e nem se volte para morder quem deseja teu bem, te ministrando um alimento de melhor qualidade.

Esse assunto me deu fome! Vou ali na cozinha, e já volto!

"Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição..." (Hb 6:1)

3 comentários:

  1. Zilton, leitora como sou dos seus artigos, gostaria de fazer uma observação:
    - O seu netinho, aos 3 meses já tem em sua dieta, alimentos que deveriam vir aos 6 meses e estão dando a ele de uma forma não aconselhada, via mamadeira, deveria ser com a colher. Transporando isso para o Cristão, pode ser que, muitos estejam:
    -recebendo o alimento certo (Palavra),
    -num tempo antecipado,(maturidade)
    -processando e ingerindo de forma errada(sem entendimento)
    Nem sempre o que prega a Palavra, tem a verdadeira revelação da mesma. Podemos ouvir mentiras, enganos...etc, mas também escutamos muitos equívocos.
    É uma questão de conhecimento, mas também, do nível de intimidade(tempo na presença com) de Deus.
    Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ediene, pela observação. Quanto ao Samuel, estranhei também que fosse prescrita a introdução de novos alimentos, mas como foi feito pelo pediatra... Mas ele tem recebido bem, sem nenhum inconveniente. Também há cristãos que muito cedo desenvolvem a capacidade de se alimentar melhor.

      Excluir
    2. Você vai escrever mais sobre isso, em alguns anos.

      Excluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.