quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

RECONHECENDO UM E-MAIL MEU

Há alguns dias invadiram meu endereço de e-mail. O principal, aquele que eu mais uso, aquele aonde mantenho a minha principal lista de amigos e contatos. Quando eu abri um endereço secundário estava lá uma mensagem que EU havia enviado para mim mesmo... A mensagem, com um título semelhante a “estou enviando as fotos” trazia supostamente alguns links que apontariam para algumas fotos... Conversa pra boi dormir! Tratava-se na verdade de um spam, um e-mail falso e malicioso!
Imediatamente acessei o e-mail principal e tratei de alterar minha senha. Após isto, enviei a todos os meus contatos uma mensagem sob o título “RECONHECENDO UM E-MAIL MEU”, explicando do que se tratava a mensagem anterior e explicando (mais uma vez!) a todos os meus amigos quais características indicam quando uma mensagem realmente foi enviada por mim.
Sim, meus amigos! Meu e-mail tem certificado de autenticidade! É chique no úrrtimo!
Estamos em uma época onde os piratas da internet se especializam em enviar-nos mensagens falsas. Todos os dias a minha lixeira se enche destas mensagens, que na verdade têm por objetivo despertar a curiosidade do destinatário e, acessados os links existentes em seu corpo, executar programas de varredura para capturar-lhe as informações sigilosas, como as senhas e os dados bancários daqueles que se utilizam de serviços bancários pela internet. Portanto, todo cuidado é pouco. Foi por isso que desde que me entendo por gente no mundo da internet as minhas mensagens enviadas têm algumas características de segurança, que torna fácil àqueles que as recebem identificar que são autênticos, realmente enviados por mim. E a todos os meus novos amigos, adicionados à minha lista de contatos, eu mando uma mensagem explicando como identificar um e-mail supostamente enviado por mim.
Uma das características de um e-mail legítimo meu é que o ASSUNTO vai sempre escrito em LETRAS MAIÚSCULAS. Portanto, os avisados já sabiam que o e-mail “estou enviando as fotos” com certeza era falso, pois eu jamais enviaria uma mensagem com um título destes!
Este “certificado de autenticidade” só é possível porque um dia eu defini pelo menos cinco características ― quase todas presentes em todas as mensagens enviadas ― e passei a enviar minhas mensagens obedecendo a estes critérios predefinidos. Até mesmo quando eu repasso alguma mensagem, antes de enviá-la faço questão de alterar todos estes itens de segurança, começando pelo assunto em maiúsculas.
Parafraseando o mundo espiritual, as coisas de Deus funcionam mais ou menos desta forma. Deus estabeleceu seus próprios “certificados de autenticidade” para demonstrar que é Ele mesmo quem está falando ou agindo no meio de Seu povo.
Lamentavelmente, o homem é um ser crédulo às coisas espirituais, e facilmente manipulável. Lembram-se do episódio do bezerro de ouro (Ex 32), por ocasião da subida de Moisés ao monte? Mesmo depois de visualizar as maravilhas de Deus no Egito e a abertura do Mar Vermelho, o povo foi facilmente iludido e se esqueceu de Deus. Mais adiante, já na Lei Mosaica, Deus proibiu a existência de mágicos e ilusionistas no meio do povo (Dt 18:9-14), para que não houvesse engano em Israel. Hoje, vemos profetas usando de artes mágicas para enganar o povo...
O “certificado de autenticidade” de Deus é a Bíblia. Por séculos Ele inspirou homens a escrevê-la, deixando o relato de tudo aquilo que era importante o homem conhecer para que pudesse entender a Pessoa do Criador, pelo menos naquilo que é possível conhecê-lO. É na Bíblia que encontramos seu modus operandi, as formas que Ele age em nosso meio para que não haja dúvidas de que realmente é Ele.
Hoje, os “homens de Deus” resolveram abandonar a Bíblia, ou somente absorver dela o que lhes é mais agradável, mais fácil de “digerir”, o que lhes é conveniente. As igrejas evangélicas de hoje vivem uma crise profunda e terrível de identidade, pois abandonaram a Deus, “o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas” (Jr 2:13). Pastores e lideres criam novas doutrinas, novos costumes e novas “formas de Deus agir” a seu bel-prazer. Profetas abrem suas bocas e falam coisas absurdas, praticam métodos de adivinhação e até de prestidigitação para enganar os incautos. No fim da corda, encontramos um povo simplório e crédulo, muitas vezes sem conhecimento secular e escritural e acima de tudo temeroso de questionar, com medo de blasfemar contra Deus. Acredita em tudo que o bando de lobos que invadiu a Igreja de Deus afirma ser a vontade dEle.
O que um servo de Deus que busca a verdade deve fazer para identificar a voz de Deus, saber se é realmente Ele quem está agindo ou falando? Simples. Verificar o “certificado de autenticidade” dos e-mails de Deus: as Escrituras! Foi lá que Ele deixou claro a forma que se revela aos homens. Foi no Novo Testamento que ele nos deu o Espírito Santo e nos concedeu a chave para compreendermos quando é o Consolador agindo entre nós.
Acho graça quando vejo “pastores” afirmando que Deus age como quer, que ninguém limita a ação do Espírito Santo etc. Dou uma risada no meu íntimo pois isto é uma meia verdade. Eu, por exemplo, para que os meus contatos de e-mail não sejam enganados e não caiam nas armadilhas dos hackers DECIDI adotar uma linha de conduta em minhas mensagens. Eu posso mandar e-mails fora das minhas especificações de segurança, mas não o faço por decisão minha e por amor aos meus contatos, pois não quero vê-los prejudicados por minha causa. Deus não é diferente.

Deus não está sujeito a nenhuma lei ou a nenhuma limitação, pois Ele é Deus Todo poderoso, e ninguém vai dizer-Lhe o que fazer e como fazer. Mas Ele, por Seu amor, sujeitou-se a Si mesmo às limitações que Ele mesmo definiu em Sua Palavra. Não por ser limitado, mas por amor. Amor ao homem finito e crédulo, para que Ele pudesse ser claramente identificado por Seus servos.
O homem não limita a ação divina. É Deus mesmo quem o faz! Foi Ele mesmo quem definiu, nas Escrituras, a forma como se relaciona conosco: na ordem e na decência (1 Co 14), deixando o homem livre para julgar as coisas (1 Jo 4:1), examinar as Escrituras (At 17:11; Jo 5:39), repreender os que estão no erro (Gl 2:11-14) etc. E Ele, por amor de nós, não se afasta do padrão que ELE MESMO estabeleceu, para que nós, pó e cinza, não fôssemos enganados pelo diabo. O problema é que o homem não quer se voltar para a Palavra!
Bem... Eu já te falei quais são os padrões de Deus, Seu “certificado de autenticidade”. Mas Ele é tão bom que te deixa livre para acessar os e-mails fora do padrão. Corra os riscos por sua conta própria! Depois não diga que não foi avisado!

Um comentário:

  1. Pois é, nosso certificado de garantia, autenticidade, veracidade é a Bíblia, esta sim, é maior revelação para nós. Muito bom!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.