quinta-feira, 29 de outubro de 2020

A “ATUALIZAÇÃO” NÃO É DE HOJE…

Há poucos dias, um “famoso pastor” (ou em busca de fama, usando para este fim o subterfúgio da polêmica) sugeriu que a Bíblia seja ultrapassada diante dos avanços da sociedade e, portanto, a mesma precisaria “ser atualizada”. É evidente que tais declarações provocaram fortíssimas reações em todo o Brasil. Muitos pastores e líderes reagiram imediatamente, condenando a fala, trazendo uma postura bíblica e coerente a respeito do assunto etc.

De fato, as Escrituras são o cerne de nossa fé. São elas que dispõem a sã doutrina e o padrão deixado por Deus para que a Igreja oriente sua fé e conduta. Isso independe de evoluções sociais. A Bíblia é “imexível”. Quem tem autoridade para dizer que este ou aquele texto estão ultrapassados? E usando quais critérios? Os seus próprios? Retire-se a Bíblia, e qualquer coisa ─ revelações pessoais, avanços sociais e até “modinhas” ─ pode se tornar uma nova regra!

Os princípios bíblicos são imutáveis. Adultério sempre será pecado, aborto sempre será crime de assassinato, pedofilia sempre será perversão sexual. Por mais que a sociedade “evolua” e passe a permitir tais condutas, sob o apoio do Estado ou da “lógica do politicamente correto”, os princípios dispostos na Bíblia não mudam, e não mudarão. Pelo menos para a Igreja fiel.

Entretanto, chama-nos a atenção um movimento silencioso que, HÁ DÉCADAS, entrou na Igreja e passou a promover uma “atualização das Escrituras” imperceptível àqueles que se esqueceram da vigilância. O Senhor Jesus nos advertiu: “O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!” (Mc 13:37); contudo, relaxamos a vigilância, e permitimos esta lenta, porém perniciosa, atualização!

Assim ocorreu, por exemplo, com a escolha e ordenação de pastores. O que é claramente normatizado nas cartas pastorais paulinas, com critérios rígidos e que devem ser considerados sine qua non, tornou-se muito difícil. Afinal, é quase impossível se encontrar um homem “irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito … Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem” (1 Tm 3:2-4; Tt 1:7-9). Ora, na quase absoluta impossibilidade de encontrar homens com tais predicados de caráter, então flexibilizemos os critérios! Não precisamos ser tão rígidos... Afinal, o importante é que pastores sejam ordenados, para ganhar almas! Esqueçam os critérios de caráter, e instituam-se outros: que saiba tocar um instrumento, que sejam eloquentes, que saibam exponenciar membros e entradas financeiras... Nem precisa ser homem de caráter. Qualquer pessoa serve, mesmo em clara desobservância às regras de escolha dispostas na Escritura! Como bem diz o pr. Estevam Fernandes, da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, “hoje, o critério de escolha para pastores é que saiba dar nó em gravata!”.

Como se tornou quase impossível encontrar homens para exercer o pastorado, visto que nenhum se enquadra nos prerrequisitos impostos pela Escritura, e até mesmo os poucos que se enquadram não aspiram ao episcopado, não se dispõem, que tal abrirmos espaço para as mulheres? Se os homens não querem, elas querem... A ordenação pastoral feminina se torna, portanto, uma ótima opção, embora não haja nenhum indício nas Escrituras de que as mulheres devam ser ordenadas como “pastoras”. É evidente que a questão aqui não é a capacidade ou a idoneidade das mulheres, e muito menos querer colocar a mulher em “posição inferior” em relação ao homem, mas sim fato de que Deus, em nenhum lugar das Escrituras, nem no Novo nem no Antigo Testamento, prescreveu sacerdócio para as mulheres. Mas os tempos mudaram! A sociedade do Século XXI é outra! Portanto, vamos atualizar a Bíblia. Vamos permitir pastorado feminino, e até evoluamos um pouco mais...

Finalmente, para não sermos extensos, podemos citar também a introdução de elementos estranhos à liturgia do culto e da adoração. Seja em retrocesso (adoção de elementos da antiga aliança, abolidos em Cristo), seja em “avanço” (adoção de elementos tipicamente mundanos ou estranhos ao que prescreve a Bíblia), a Bíblia está sendo diuturnamente atualizada com a introdução de elementos estranhos… Já vi fotos de “cultos” que se colocadas lado a lado com fotos de baladas e shows, não tem nenhuma diferença. Em nome da “atualização”, da praticidade de atrair jovens etc, a Igreja tornou-se amante do mundo… Algumas atualizações introduziram no culto até elementos das religiões afrobrasileiras, do vodu, do ocultismo etc. Mas o importante é atualizar, para ganhar almas...

Por que, então, tanta crítica ao “famoso pastor”, se há décadas já fazemos, e aceitamos, mansamente, o que ele propôs? Se há décadas a "atualização" por ele proposta já está sendo feita?

Entretanto, creio firmemente que a Igreja fiel permanecerá firme nos princípios imutáveis da Palavra de Deus. O “famoso pastor” está errado ─ que Deus o reconduza ao Caminho. Esta geração gó$pel, também está, e acredito que esteja mais errada do que ele!

Sola Scriptura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.