quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO ─ QUE O DIGAM OS AMIGOS DE JÓ.


Tudo começou com uma pergunta no mural do meu Facebook: se os amigos de Jó disseram coisas tão maravilhosas acerca de Deus, por que tomaram aquele belo puxão de orelhas, descrita no capítulo 42:7?

Quando lemos o livro de Jó sem aquela intenção de dividi-lo de forma acadêmica, concluímos que tudo o que está escrito está sob inspiração de Deus, não sendo apenas as palavras do homem, e é exatamente aí onde reside o perigo de achar que tudo que está na bíblia, é mensagem de Deus para nós. E não é!

É bom que esclareça o que está escrito aí em cima, senão alguém vai ficar confuso e dizer: Nesse caso, não posso confiar totalmente na Bíblia?

A Bíblia, não somente contém, mas, É a palavra de Deus por excelência, e temos nela duas fontes de inspiração; a de Deus e a do homem.

Quando a inspiração é de Deus, quando Ele manda que se escreva ou que se fale, Ele mesmo responde pelas Suas palavras, elas nunca voltam vazias. (Is 55:11). Outra questão importante é que Deus não pede licença para usar o portador, seja do bem, do mal, simples ou sábio. Deus e somente Deus que age por exceção, usa quem ele quer.

Veja o exemplo a seguir: o rei Josias tinha organizado a páscoa e diz a Palavra de Deus que ele tinha já preparado a casa quando Neco,  rei do Egito, subiu para guerrear  contra Carquemis, e Josias saiu ao encontro para impedi-lo. O rei mandou-lhe o seguinte recado: “Que tenho eu que fazer contigo, rei de Judá? Não vim lutar contra ti mas contra a casa que me faz guerra; e disse Deus que me apressasse; guarda-te pois de te opores a Deus que é comigo, par que não te destrua”. Porém, Josias, não virou o rosto, isto é, não deu ouvidos as palavras que saíram da boca de Deus, foi ferido e morto na batalha (2 Cr 35:20-23). Fato semelhante encontramos em outras passagens bíblicas em que Deus usa reis ímpios, para corrigir reis desobedientes. E fala por suas bocas, mesmo eles sendo ímpios!

Quando a inspiração é do homem, e assim temos em muitos textos nos Salmos, Provérbios, Cantares entre outros livros, se estabelece uma perigosa conexão. No afã de se ouvir a voz de Deus a qualquer custo, abre-se um texto aleatoriamente e diz-se: "Deus falou comigo". Deus pode sim, falar por um texto isolado da Bíblia, pois falou comigo inúmeras vezes; todavia, a regra geral é que Deus não fala por um texto. Ele fala por toda palavra, é preciso conhecer o universo da vontade de Deus em toda a Bíblia, obedecê-lo incondicionalmente e ser abençoado.Vejam por exemplo o Salmo 51 em que Davi confessa o seu pecado. Se foi bom para ele ter confessado e deixa isso escrito como por herança para o povo de Deus, assim Deus fará com aquele que reconhece seus erros, abre o coração e confessa.

Outra coisa digna de atenção é que queremos ouvir o que queremos, o que nos é agradável. Desta forma, ao abrirmos aleatoriamente a Bíblia e lendo um texto fora de seu contexto, mas que parece-nos dizer exatamente aquilo que queríamos ouvir, supomos que estamos ouvindo a voz divina.

O livro de Jó é uma excelente peça literária, do ponto de vista literário, uma obra prima de caráter filosófico. Nas suas páginas temos as contradições da vida, do nascimento à morte. São maravilhosas as palavras dos amigos de Jó. Todavia, no capítulo 42, já trazendo a bênção da restauração da vida de Jó, Deus manifesta sua ira contra Elifaz e seus amigos, diz-lhes: “Porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó”. As palavras eram lindas,  porém, sem misericórdia, sem contemplação com o sofrimento alheio, razão pela qual Jó os chamou de consoladores molestos, Jó 16:2.

Finalizando, é possível perceber que nem tudo que reluz é ouro. Não dá para aplaudir a todos, qualificando-os de homens de Deus, tudo pela oratória. Os homens de Deus têm como principal característica, fugir sempre que perceber que está sendo o principal foco das atenções (At 16:17). Muitos pedem uma salva de palmas para JESUS, todavia, sabem que JESUS não pediria isto e nem aceita esse tipo de manifestação que só serve para medir o IBOPE do pregador e a repercussão de sua mensagem, como também nem todos os que cantam docemente são ungidos pelo Senhor. Há os portadores de dons naturais que conseguem arrebatar quem os ouça.

Mensagem extraída (levemente alterada) do Blog do Pr. Genivaldo

Pr. Genivaldo Tavares de Melo (65) é pastor jubilado da Assembleia de Deus em São Paulo

Um comentário:

  1. Olá meu querido irmão, Zilton Graça e Paz.
    Como é bom encontrar blogs como este vosso, uma benção. Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento. Convido-os para conhecer o nosso blog, Mensagem Edificante para alma, ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se nos seguir-nos.
    Deus vos abençoe ricamente
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para alma
    http://josiel-dias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.