Há uma vertente pentecostal (e também neopentecostal) que dá ênfase à cura divina, e evidentemente muitas pessoas buscam homens e mulheres de Deus que supostamente detêm dons de cura. Acusados de curandeirismo e charlatanismo, muitos destes "obreiros" são questionados, e as pessoas que os buscam orientadas a não darem valor à busca da cura.
Entendemos, entretanto, que a busca da cura é de extrema, vital, importância nos dias de hoje!! Sou pentecostal, e creio na cura divina (isso até os Reformados Tradicionais creem!). Como não-cessacionista, creio ainda no dom espiritual de cura. Não critico os que buscam cura para suas doenças (só quem tem uma doença crônica sabe a dor e o sofrimento que isto causa); critico, isto sim, e veementemente, os que buscam apenas a cura para si próprios, e se esquecem de outras curas, creio eu que MAIS IMPORTANTES!
Por quatro vezes, na Escritura, Paulo apóstolo cita a expressão "sã doutrina", que significa "doutrina sadia" (do grego 'higiainô', sadio, sem doença -- coincidentemente [??] a raiz da nossa palavra 'higiene'):
"Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à SÃ DOUTRINA, conforme o evangelho da glória do Deus bem-aventurado que me foi confiado" (1 Tm 1:9-11)
"Porque virá tempo em que não suportarão a SÃ DOUTRINA; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (2 Tm 4:3-4)
"[o bispo deve] reter firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a SÃ DOUTRINA, como para convencer os contradizentes" (Tt 1:9)
"Tu, porém, fala o que convém à SÃ DOUTRINA" (Tt 2:1)
Evidentemente, se é citada uma doutrina sadia, subentende-se a existência de uma doutrina doente! E isto é um fato: a doutrina em nossos dias se encontra doente, raquítica, depauperada, esfacelada, em estado terminal! E não há outra forma de se tratar algo que esteja doente, senão através de TRATAMENTO objetivando a CURA.
É uma pena que os "crentes" de hoje não se incomodem mais com a saúde da doutrina! Incomodam-se com a SUA PRÓPRIA SAÚDE, buscam "ungidos" que lhe curem através do "poder de Deus", chegam a dar ofertas objetivando (direta ou indiretamente) "comprar" a cura, mas esquecem-se de buscar cura também para a doutrina. Não sabem eles que a doutrina doente CONTAMINA, FAZ ADOECER não uma pessoa, mas toda a Igreja do Senhor.
Em suas epístolas, Paulo menciona muitas vezes até nominalmente as pessoas que promoviam a doença da doutrina, e prescreve o tratamento adequado. Escrevendo a Tito, ele orienta: "Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, AOS QUAIS CONVÉM TAPAR A BOCA, homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância" (Tt 1:9-11).
Contudo, o "não toqueis os meus ungidos" e o "não julgueis", ambos fora de seu contexto e significado, transformam esta geração de crentes em uma geração de COVARDES, incapazes de defender a doutrina que nos foi entregue de uma vez por todas (Jd 2). E o que se pode esperar de uma geração que não tem apego às Escrituras, que tem uma sede insaciável de riquezas e outras coisas pessoais, que prefere buscar seus próprios interesses a buscar o interesse de Deus??
Na criação, Deus deixou com o homem a incumbência de cuidar do jardim do Éden e guardá-lo (Gn 2:15). O homem falhou em sua missão. Desde Cristo, foi dada à Igreja a sã doutrina, para ser igualmente preservada e guardada. Parece que nada mudou!! A falha persiste, e em proporções muito maiores!
Sugiro que comecemos a buscar insistentemente a cura!! Comecemos pelos males dos ouvidos!! Algum otorrino de plantão por aí??
"Porque virá tempo em que não suportarão a SÃ DOUTRINA; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (2 Tm 4:3-4)
Lamentavelmente a imensa maioria dos Cristãos hodiernos, não tem o hábito de examinar as Escrituras para discernir aquilo que é primordial para suas vidas. E nesse relaxamento caminham a passos largos para um emaranhado de heresias e supervalorização daquilo que é efêmero. Muito triste!
ResponderExcluir