domingo, 28 de outubro de 2012

PROFETAS DAS URNAS


Mais uma vez, cumpri minha promessa. Atravessei todo o 1º Turno prometendo a mim mesmo que não faria comentários políticos em minhas redes sociais ou blog. Promessa cumprida! Prometi de novo que faria o mesmo no 2º turno. Mais uma vez cumpri. Saio na frente dos candidatos eleitos, pois todas as minhas promessas de campanha foram cumpridas! Alguns amigos meus nem sabem em quem votei para prefeito em minha cidade!

Agora que terminaram as eleições, posso fazer as minhas análises políticas, analisando principalmente o principal fator político que sempre ocorre nas Igrejas “Evangélicas” durante os períodos eleitorais, e que se repete bienalmente: os Profetas das Urnas!

Quem são eles? São homens e mulheres “de Deus”, que alardeiam pelos quatro cantos das Igrejas, mormente as neopentecostais, e que supostamente possuem o dom da profecia. Nos períodos eleitorais, abrem suas bocas para abençoar determinados candidatos, e entre línguas estranhas, sapateados e “passes gospel” (que aqui em minha terra eles chamam  estrategicamente de ‘corte de laço’), abrem suas bocas em nome de Deus, dizendo que tais candidatos serão vitoriosos, porque esta é a palavra do Senhor a respeito! Isto mesmo. Eles deixam MUITO CLARO que estão PROFETIZANDO, em nome do Senhor, e afirmam com todas as letras: “ASSIM DIZ O SENHOR: TU GANHARÁS ESTA ELEIÇÃO!”... Já vi esta prática muitas e muitas vezes, em épocas eleitorais!

Muitos "pastores" também entram na onda, cedem o espaço de seus púlpitos a seus candidatos (e de forma antidemocrática, pois se abre espaço a um candidato deveria abrir o mesmo espaço para os demais, ou pelo menos para os principais!), declaram-lhe publicamente seu apoio e, arrogantemente e sem nenhuma base para isto, afirmam categorica e profeticamente: “AQUI ESTÁ O CANDIDATO ESCOLHIDO POR DEUS!! ECCE HOMO!!”...

No apurar das urnas, seus candidatos perdem...

Ninguém tem o direito de falar em nome de Deus na esfera política, exceto se Deus revelar isso profeticamente. E se Deus revelar, não tenha dúvida que SE REALIZARÁ, pois "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?" (Nm 23:19)! Então, como explicar que DEUS FALOU pela boca de seus "profetas", e a profecia não se cumpriu??

Seria mais coerente e prudente se estes "pastores" e estes "profetas" anunciassem seu apoio ao seu candidato, mas não o associassem ao nome de Deus! Primeiro, tomar o Nome dEle em vão é violação ao Mandamento, falta de respeito. Embora o voto seja secreto, os formadores de opinião podem, estrategicamente, declarar ou antecipar sua escolha, mas dizer em tom profético que este é o homem, declarar de forma absoluta que ele já está eleito porque é o escolhido de Deus é uma prática nociva, antibíblica e blasfema!

Já na antiguidade o profeta Samuel cometeu este deslize, de  reconhecer precipitadamente que estava diante dele o homem escolhido por Deus para reinar em Israel: "E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado, PORQUE O SENHOR NÃO VÊ COMO VÊ O HOMEM, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (1 Sm 16:6-7 - grifos meus).


Este "fenômeno eleitoral gospel" acontece muito, principalmente no 1º turno, onde muitos candidatos a vereador, deputado e senador, principalmente os que se dizem crentes, recebem dos "profetas do Senhor" a certeza da vitória, pois DEUS ASSIM DISSE! Mas no 2º Turno, mesmo com a derrota dos seus candidatos, eles continuam sem aprender a lição, e continuam (agora para os candidatos majoritários que foram ao 2º Turno) profetizando mentiras, como fazem mesmo nos períodos não-eleitorais. O problema é que os crentes não acordam, e não passam a tratá-los como devem ser tratados todos os falsos profetas! Preferem honrar os falsos profetas, desonrando a Deus.


Desde os tempos dos primeiros sacerdotes da Antiga Aliança, Deus convoca o povo a honrá-Lo acima de todos os deuses e demais homens. O profeta Malaquias (que só é lembrado na hora de se pedir dízimos e ofertas) falou em nome do Senhor, dizendo: "O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? e, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? diz o Senhor dos Exércitos..." (Ml 1:6). O sumo sacerdote Eli foi duramente censurado e castigado por Deus por causa desta inversão de honra: "Por que dais coices contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares, que ordenei na minha morada, e HONRAS MAIS A TEUS FILHOS DO QUE A MIM, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?" (1 Sm 2:29). Contudo, nos nossos dias quando alguém ganha a fama de ser "profeta do Senhor" se torna a voz infalível de Deus na terra, E MESMO QUANDO FALHA o povo teima em honrá-lo mais do que a Deus!

Deixemos duas coisas muito bem esclarecidas:


Profecia é coisa séria, embora esteja tão banalizada que sejamos “ensinados” a profetizar na hora que bem quisermos e entendermos, falando o que bem desejamos em nosso coração, para nós mesmos ou para outros. Esquecem-se estas pessoas que a Bíblia é clara ao afirmar que “nenhuma profecia é de particular interpretação, porque a profecia NUNCA FOI PRODUZIDA PELA VONTADE DE HOMEM ALGUM, mas os homens santos de Deus falaram INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO” (2 Pe 1:20-21 – grifos meus). Não se pode sair por aí profetizando o que bem queremos e entendemos, mas sim e somente O QUE DEUS MANDAR PROFETIZAR.

Observemos ainda o texto que relata a profecia aos ossos secos (muito usado pelos neoprofetas), que deixa bem claro quando o profeta deve abrir sua boca para falar em nome de Deus: “Veio sobre mim a mão do Senhor, e o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor Jeová, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Então PROFETIZEI COMO SE ME DEU ORDEM; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um reboliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Jeová: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei, COMO ELE ME DEU ORDEM: então o espírito entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo” (Ez 37:1-10 – grifos meus). Entendeu?? É como diziam os velhos coronéis do Nordeste: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo".


Também deixemos muito claro o tratamento que o próprio Deus estabelece para os falsos profetas, aqueles que profetizam em Seu Nome e a profecia não se cumpre: “O profeta que declarar, soberbamente, QUE FALA ALGUMA PALAVRA EM MEU NOME, SEM QUE EU LHE TENHA MANDADO FALAR, ou o que falar em nome de outros deuses, O TAL PROFETA MORRERÁ. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o Senhor não falou? Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, E TAL PALAVRA NÃO SE CUMPRIR, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou: com soberba a falou o tal profeta, NÃO TENHAS TEMOR DELE” (Dt 18:20-22 – grifos meus). Sempre lembrando que a pena de morte estabelecida por Deus não nos compete executar, mas a mesma deve se proceder com o desprezo às profecias deste profeta, pois o não cumprimento das profecias demonstra claramente que se trata de um FALSO PROFETA, e não devemos teme-lo, seja ele quem for!

Dar apoio a um candidato é uma coisa (questionável, mas tolerável). Falar em nome de Deus, inventar sofismas, profetizar em nome de Deus a vitória do seu candidato é BURRICE e  BLASFÊMIA. Totalmente reprovável, tentar manipular politicamente a Igreja é zombar da inteligência dos fiéis. Sabemos que tem muita gente 100% manipulável nestes arraiais, mas a maioria do povo não é besta!


Creio que não preciso falar mais nada! Agora é com você, querido leitor. Você precisa primeiramente aprender que não depende de VOCÊ ou de qualquer profeta abrir sua boca e PROFETIZAR sem que Deus mande profetizar, COLOCANDO AS PALAVRAS NA SUA BOCA. Você fala O QUE DEUS MANDAR Se ele não mandar, fique calado. Não profetize os desejos de seu coração. E depois, você precisa reconhecer os falsos profetas, aqueles que profetizaram mas suas profecias não se realizaram, e trata-los como Deus mandou: com desprezo! Não dê crédito às suas profecias, principalmente as futuras.

A escolha é sua, se vai obedecer a DEUS ou aos FALSOS PROFETAS... Honrar a DEUS, ou aos FALSOS PROFETAS... Passar a seguir somente a DEUS, ou continuar seguindo aos FALSOS PROFETAS. Abraçar a verdade, ou a mentira. E eu já fiz a minha escolha! Como PENTECOSTAL BÍBLICO que sou, creio em profecias e sei que devemos honrar os profetas, os verdadeiros, aqueles que falam em nome do Senhor e transmitem apenas e somente a mensagem que Ele nos mandou transmitir. Como Ele mesmo disse:" Portanto, diz o Senhor, Deus de Israel [...] aos que me honram, honrarei, porém, os que me desprezam, serão desmerecidos" (1 Sm 2:30). Façamos o mesmo!

2 comentários:

  1. Zilton, me responde uma coisa... quando um 'ungido' do Senhor vem impor a mão sobre a minha cabeça pra liberar uma 'unção', mas a vida dele não estiver no altar, eu devo aceitar sua imposição de mãos?
    E devo levantar as mãos no culto quando algum levita que não está com a vida no altar 'mandar', para que façamos um ato profético?
    Com base bíblica, por favor.
    Tô num perrengue com essas duvidas aqui. Abraços. Oscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Oscar, não há qualquer base bíblica para estas ações que você me pergunta. Não existe ato profético, isto é invencionice. Você não é obrigado a levantar as mãos em atos patéticos (este é um nome mais apropriado!) e nem é obrigado a aceitar a imposição de mãos de ninguém. A imposição de mãos do NT está sempre associada à cura (Mc 6:5; At 9:17) bênção (Mc 10:16), recebimento do Espírito Santo (At 9:17) e ordenação ministerial (At 13:1-3). O que disso passar, está fora da prescrição da Bíblia.

      O ônus da prova deve ser repassado aos que acreditam nestas bobagens. Peça a eles base bíblica para estas práticas (pois não existem).

      Excluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.