quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SALVE, CRENTE


Nas últimas semanas, a grande preocupação é convencer a todo o custo os crentes a não assistirem a nova novela da Globo. Implicaram com o nome da novela, que é o nome de um santo do sincretismo afro-católico.


Mas a coisa é exatamente assim... Previna-se o PROBLEMA, ao invés de prevenir A RAIZ do problema. É uma pena que as mesmas pessoas que se levantam contra a novela aproveitam-se do feriado de São Jorge no Rio de Janeiro. Outras, são ferrenhas em seus argumentos antiglobais, mas são torcedoras fanáticas do Corinthians, que tem como padroeiro... o mesmo São Jorge! Ou seja, sobra ensino e falta coerência... como sempre!

Sou a favor da liberdade do cristão. E do uso consciente desta liberdade! Faz-se necessário ensinar o povo a fazer boas escolhas. Não assistir a novela da Globo pode até ser boa escolha, mas não adiantará em nada se abster da novela e torcer freneticamente em cada paredão do próximo Big Brother!

O nome do santo para mim nada diz. Primeiro, não sou católico, e portanto não adoro e nem venero esta figura. Segundo, está sendo citado Jorge de Capadócia, que pela tradição foi um cristão genuíno. Terceiro, se o problema fosse o nome do santo deveríamos deixar de consumir produtos que tivessem nomes de santos; aqui aonde moro, os melhores café, por exemplo, são o SANTA CLARA e o SÃO BRAZ. Devo tomar cafés que não agradam meu paladar só porque os melhores têm nome de santos?? Quarto, tenho inúmeros amigos que têm o nome "Jorge", e vou continuar amigo deles independentemente de seus nomes! Quinto, não sou adepto de religiões afrobrasileiras; jamais vou usar a expressão "salve, Jorge" como saudação afro.

Você, como cristão, é LIVRE. Ninguém pode, além da Bíblia e da sua consciência, te proibir de assistir qualquer programação. Antes de dar ouvidos aos argumentos falaciosos dos opositores desta novela (que na verdade querem que vc não a assista para assistir à programação de OUTRA emissora), ouça o que diz a Bíblia:

"Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu, estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. Se, pois, estais mortos com Cristo, quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem, pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne" (Cl 2:18-23).

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" (1 Co 6:12)

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (1 Co 10:23).

"Permanecei, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão" (Gl 5:1).

"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1 Co 10:31).

Não só em relação a novelas globais, mas a qualquer programação televisiva, qualquer festividade ou evento a que for convidado, qualquer outra coisa que você for fazer, considere estes textos bíblicos que mostram que você é LIVRE, mas é responsável diante de Deus e dos homens pelas escolhas que fizer.

E para a sua informação: eu NÃO VOU assistir a esta novela. Conheço MUITO BEM a linha de novelas da Rede Globo, e esta linha não tem NADA a ensinar, nem a mim e nem à minha família. E não vou assistir à programação da OUTRA emissora também. Afinal, em ambas as programações, advirto às suas emissoras: meu cérebro, meus ouvidos e meus olhos NÃO SÃO PENICO.

2 comentários:

  1. Deus te abençoe sempre zilton. Ótima postagem!

    ResponderExcluir
  2. Irmão Zilton, a Paz do Senhor!

    Concordo plenamente com seu artigo.
    Afinal, tudo me é lícito, mas nem tudo me convém, como bem diz a Santa Palavra! E, como todo mundo sabe, novela emburrece!
    Vamos desligar a TV e ler um livro, ouvir boa música, programar algo legal com a família. Jantar ao redor da mesa, por exemplo, é algo que edifica o lar, todavia muitos deixam de fazê-lo porque acham mais fácil deixar que a TV (des)eduque seus filhos e distraia seu cônjuge...

    Deus te abençoe. O blog está uma beleza. :-)

    Simone Faith
    adoracaoreverente.com

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.