quarta-feira, 25 de julho de 2012

SANSÃO


“Então Dalila o fez dormir sobre os seus joelhos, e mandou chamar um homem para lhe rapar as sete tranças de sua cabeça. Depois começou a afligi-lo, e a sua força se lhe foi. Então os filisteus pegaram nele, arrancaram-lhe os olhos e, tendo-o levado a Gaza, amarraram-no com duas cadeias de bronze; e girava a mó no cárcere.  Todavia o cabelo da sua cabeça, logo que foi rapado, começou a crescer de novo...” (Jz 16:19-22).

Em todo o relato da Bíblia nunca houve um homem como Sansão, a quem o Espírito de Deus usava com tanta manifestação visível de poder e força. Ao contrário da visão hollywoodiana que sempre o apresenta nos filmes como alguém forte e musculoso, imagino este juiz de Israel, fisicamente falando, como uma pessoa fraca e débil. Não era nenhum Stallone ou Schwarzenegger, mas um Didi Mocó. Entretanto, Deus estava com ele, e quando o Espírito do Senhor se manifestava através dele, sua força se tornava inexplicável e invencível.

Mas enquanto ele era muito usado por Deus, sempre demonstrou desprezo à sua condição de nazireu. Tocava em cadáveres, ajuntava-se com prostitutas, bebia vinho — tudo aquilo que um nazireu não podia fazer! Mas o Espírito Santo somente o abandonou quando ele entregou seu maior segredo e teve seus cabelos cortados. De juiz de seu povo, tornou-se escravo dos seus inimigos, palhaço para o povo filisteu. Da cadeira de juiz para o calabouço, cego, girando a mó para seus inimigos.

Ainda existem muitos Sansões em nosso meio. Grandes homens de Deus que desprezaram suas condições de líderes e trocaram sua primogenitura por pratos de lentilhas, como fez Esaú. Trocaram o Evangelho da graça pelos “evangelhos” do mundo... Outros trocaram o que Deus lhes deu pelos prazeres carnais. Terminam com seus cabelos cortados, escravizados e destruídos. Entretanto, existe uma saída. Mesmo no cárcere, girando a mó para os filisteus, o cabelo de Sansão começou a crescer de novo. Mas isto não ocorreu da noite para o dia!

Vivemos a era do imediatismo. Tiramos uma foto e nos voltamos imediatamente ao display da câmera, para ver se a foto ficou boa, e caso não tenha saído ao nosso agrado, deletamos e tiramos outra. No computador, queremos clicar em um ícone e ter imediatamente o acesso ao software ou ao site desejado. Não podemos perder tempo! Qualquer demora nos irrita e impacientiza! Não toleramos mais esperar! Muito menos esperar a restauração de Deus após a queda.

A vida de Sansão nos serve de referência para que esperemos pela restauração de Deus, o tempo que for necessário. Entendo que no dia em que foi capturado pelos filisteus e teve seus olhos vazados, Sansão passou por um profundo processo de arrependimento. Lágrimas de sangue desceram pelo que sobrou de seus olhos. Mas Deus tratou com ele de forma lenta. Talvez tenham sido meses, anos, de um processo de transformação, e o seu cabelo demorou um bom tempo para crescer de novo. Nisto tudo, alguns milagres ocorreram. Sansão arrependeu-se, mudou de conduta. E os filisteus não perceberam que seu cabelo crescia...

Se você está neste processo, te aconselho a esperar o agir de Deus na sua vida, deixar seu cabelo crescer. Não tenha pressa. Acomode-se ao tempo de Deus. Permita-se ser tratado, moldado e transformado por Deus. 

2 comentários:

  1. Um canal de benção, esse blog. São pérolas, que precisam ser guardadas...(Não dispensando a bíblia!). Parabéns mais uma vez zilton! Jesus abençoe sua vida, e continue assim... Sincero, no que diz respeito as coisas do céu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUNCA, JAMAIS dispensando a Bíblia! Seja sempre Deus verdadeiro, e todo homem (inclusive eu!) mentiroso! Obrigado, amigo Fiel.

      Excluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.