quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ESTÁ ESCRITO — MAS DEIXA ISSO PRA LÁ!



Quando Jesus Cristo falou, na parábola do mordomo infiel, que “os filhos deste mundo são mais prudentes, na sua geração, do que os filhos da luz” (Lc 16:8), definitivamente Ele não estava brincando! Esta verdade se aplica perfeitamente a muitas coisas referentes à vida religiosa, como por exemplo, à relação entre a doutrina espírita com os livros que delineiam os princípios de sua fé, a saber, as obras de Allan Kardec, comparada à mesma relação existente ente o crente e a Bíblia. No espiritismo, nenhum outro livro, nenhuma nova doutrina, nenhuma prática em qualquer um dos centros espíritas, nenhum ensinamento proferido por espíritos, por mais evoluídos que digam ser, podem contradizer o que está escrito, por exemplo, em O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, ou em O LIVRO DOS ESPÍRITOS, ou em O LIVRO DOS MÉDIUNS. Embora eles, os espíritas, ridicularizem e desmoralizem a Bíblia, eles têm sua própria base doutrinária, escrita, sólida e pétrea, da qual não se desviam nem para a esquerda e nem para a direita — ou seja, o mesmo que nos foi ensinado desde o princípio (Js 1:7-8), mas insistimos em desprezar!

Há alguns dias, um padre, defendendo a primazia da igreja católica sobre a Bíblia, afirmou que “a Igreja surgiu antes da Bíblia, logo é maior que ela e não está sujeita a ela!”. Ora, este padre precisa entender que Escrituras não são apenas os livros do Novo Testamento, mas começam com o Antigo e se complementam com o Novo. Portanto, as Escrituras são MUITO ANTERIORES à Igreja, já que começaram a ser escritas na época de Moisés (+/- 1500 aC) , ao passo que a Igreja foi edificada por Cristo após a Sua morte e ressurreição, no primeiro Século da Era Cristã. E a própria Igreja Católica dos primeiros séculos, no Concílio de Nicéia, definiu o cânon neotestamentário, na época do imperador Constantino! Sabia disso, seu padre?

Mas não me surpreende que católicos, espíritas ou mesmo outras vertentes que se digam cristãs desmoralizem ou diminuam a importância da Bíblia. Surpreende-me quando tal desprezo parte de nosso meio. Quando eu vejo espíritas usando — mesmo que de forma errada — os mesmos princípios usados pelos crentes de Beréia (At 17:11), ou seja, a virtude de examinar se as coisas são mesmo assim, e se devem ser mesmo assim, eu sinto uma profunda tristeza, pois esta deveria ser a conduta dos cristãos em relação à Bíblia! Enquanto nós desprezamos o exame sério das novas doutrinas à luz da Palavra de Deus, espíritas aplicam o mesmo princípio usando as obras de Kardec! Mesmo que o mais elevado “espírito de luz” traga qualquer verdade nova, para o espiritismo tal verdade não pode contradizer os escritos de Kardec. Que lição, heim senhores neopentecostais??

Os Católicos não são diferentes. O Concílio Vaticano II, as bulas papais e outros documentos da Igreja tem para eles valor inestimável. Nada que os contradiga é usado pela teologia católica!! Mais uma lição, né??

As Escrituras existem exatamente para limitar a ação do homem dentro da Igreja, para evitar que homens inescrupulosos venham pregar doutrinas novas, sem qualquer respaldo no texto inspirado, na regra de fé e prática da Igreja, cabendo a nós, no zelo pela Palavra e pela doutrina dos apóstolos, analisar todas as coisas à luz das Escrituras, e não dar crédito a todo espírito ou a qualquer pessoa, independentemente daquilo que esta pessoa afirma ser (1 Jo  4:1; Ap 2:2, 2:20). Eis a grande importância das Escrituras na fé cristã: o papel de conduzir o homem à fé verdadeira, evitando que o homem se afaste do plano divino, criando meios de servir a Deus que Ele jamais pediu na Sua revelação para o homem.

Certa vez, o Senhor foi confrontado por um doutor da Lei sobre o que fazer para herdar a vida eterna. O Senhor Jesus devolveu com outra pergunta: “Que está escrito na lei? Como lês?” (Lc 10:26). Olhem bem, Jesus o remeteu ao que ESTÁ ESCRITO. O mesmo ocorreu quando o jovem rido fez a mesma pergunta acerca da vida eterna, e o Senhor falou-lhe o óbvio: o que estava escrito na Lei (Mt 19:16-19). Em mais uma ocasião, Jesus deixou claro que os judeus examinavam as Escrituras, porque cuidavam ter nelas a vida eterna, e são elas que dEle testificam (Jo 5:39). No caminho de Emaús, Ele não se utilizou de outro expediente, senão abrir aos discípulos o que nas Escrituras havia testificando a seu respeito, “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” (Lc 24:13-27).

Os bereianos compreenderam exatamente isto: a importância das Escrituras e a importância sine qua non de que todos os ensinos, quer dos apóstolos, quer de pastores, quer de leigos, fossem sempre e amiúde comparados a elas, e jamais fossem aceitos quando tais ensinos contrariassem o que está escrito. Os espíritas também compreenderam tal princípio, e não permitem inovações que contrariem Kardec. Quando aprenderemos tais virtudes dos “filhos deste mundo”?

É uma pena que a Igreja dos nossos dias abandonou este princípio. Aquilo que na Igreja Primitiva era indispensável, a valorização que a Igreja sempre deu às Escrituras, a ponto de os reformadores clamarem a plenos pulmões defendendo o princípio da SOLA SCRIPTURA, foi completamente abandonado em nossos dias, uma vez que os interesses pessoais de pastores e líderes se tornou o objetivo maior da Igreja.Suplantou a Bíblia, que setornou um mero coadjuvante, um amuleto, um livro de enfeite ou uma espécie de "crachá", única identificação para mostrar que uma pessoa é crente, quando a traz debaixo do sovaco!

Quando o salmista afirma que a Palavra de Deus é “lâmpada para meus pés e luz para o meu caminho” (Sl 119:105) está afirmando que se alguém quer andar seguro, sem vacilar os passos e sem enveredar em caminhos escusos, deve observar os passos de acordo com a Escritura, e não de acordo com meus pensamentos, quereres e desejos. O jovem mantem o caminho puro quando o observa conforme a Palavra (Sl 119:9), e não conforme qualquer ensinamento “pastoral” ou “apostólico”, ou mesmo conforme novas revelações. Mas Deus é tão bom que, embora me aconselhe veementemente que eu observe as Escrituras como regra de fé e prática, me dá a liberdade de escolher a lâmpada que iluminará a minha vida, a bússola que direcionará meus passos. O problema é que Ele não se responsabiliza pelo destino daqueles que preferirem negar a Palavra para seguir seus próprios planos de voo, andar por caminhos que nos sejam mais agradáveis. Já diz o velho ditado: todos os caminhos levam a Roma. Prossiga desprezando o Mapa seguro que Deus deixou para a Igreja, e ande nos caminhos que mais agradam ao seu coração. Eu não tenho dúvida que chegarás a Roma! Já ao céu... Bem... Tenho minhas dúvidas.. Deixa eu ver o que está escrito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.