terça-feira, 8 de novembro de 2011

NÃO OFEREÇA O SEU "I$AQUE"!

Pr. Ciro Sanches Zibordi - adaptado-coletado no  BLOG DO CIRO

Falo por parábola.

Um famoso conferencista brasileiro foi convidado para ministrar a Palavra durante três noites em um congresso de jovens de uma grande igreja. Muito eloquente e persuasivo, ele resolveu discorrer sobre a obediência de Abraão ao atender à surpreende ordem divina: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai ao Moriá; e o oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” (Gn 24.2).

O "conferencista internacional" fez uma “contextualização descontextualizada”, muito comum em nossos dias, e resolveu chamar Isaque de “a melhor oferta”. “Isaque era o único filho de Abraão. Era o que ele tinha de mais importante nesta terra. Pergunte para o seu irmão: ‘O que você tem de mais importante nesta vida? Qual é a sua melhor oferta?’” — afirmou o pregador, na primeira noite. Ao mesmo tempo que mencionava a fidelidade de Abraão, ele contava experiências de pessoas que deram tudo o que tinham e prosperaram financeiramente.

Na segunda noite, o pregador foi ainda mais claro: “Você mora de aluguel? Esse é o seu Isaque! E você precisa sacrificá-lo! Ofereça-o! Você é um empresário? Entregue todo o lucro deste mês, pois esse é o seu Isaque. Você está economizando dinheiropara uma viagem,ou para a compra de algo que deseja muito? Este é o seu Isaque! Entregue-o para Deus! Não questione! Obedeça o profeta de Deus, e você sairá daqui com a sua bênção”.

Tendo mencionado vários “I$aque$”, o pregador lançou um desafio: “Amanhã é o último dia da festa, e eu quero ver quem terá ousadia para entregar o seu Isaque!”. Isso contagiou a todos, e a maioria dos irmãos estava mesmo disposta a dar o que tinha de melhor, financeiramente falando. O pregador dissera que, se alguém não tivesse dinheiro, poderia entregar relógios, alianças, cheques pré-datados, etc. 

Naquela igreja havia um grupo de jovens estudiosos da Bíblia. E um deles estava escalado para dar uma palavra de cinco minutos antes do pregador. Durante o culto, onde muita gente trouxe seu "Isaque" com a fiel intenção de entregá-lo, o pastor da Igreja entregou a oportunidade ao jovem. 

“Saúdo os irmãos com a paz do Senhor”, disse o jovem. “Como tenho apenas cinco minutos para falar, convido os irmãos a lerem comigo Gênesis 22.11,12”.

Depois da leitura, o corajoso jovem discorreu rapidamente sobre Abraão e Isaque e concluiu: “Irmãos, Deus pediu a Abraão que oferecesse o seu filho Isaque em holocausto. Mas isso foi apenas um teste. Ele não aceita sacrifícios humanos. E aprova maior de que tudo não passou de um grande e importante teste, Deus aceitou o sacrifício e Abraão levou o seu Isaque para casa”.

Antes de convidar o famoso conferencista para a sua última ministração, o pastor da igreja — que estava incomodado com o aludido desafio — fez questão de dar mais uma palavra: “Irmãos, como disse esse sábio jovem, Abraão levou o seu Isaque para casa. Isso significa que nenhum de nós precisa oferecer hoje o seu Isaque. Dê a sua oferta, mas faça isso liberal e voluntariamente. Não precisa entregar o dinheiro do aluguel nem a sua aliança, etc.”.

Furioso e com “cara de poucos amigos”, o conferencista mudou o tema da mensagem: “Nesta noite eu quero falar sobre os crentes que tocam nos ungidos de Deus, aqueles que discordam dos profetas. Esses incrédulos sempre terão uma vida miserável, pois não têm coragem de entregar o melhor para mim... Quer dizer, para Deus”.

Diante desta parábola — baseada em várias histórias reais que já ouvi sobre conferencistas de$afiadore$ —, medite em 2 Coríntios 2.17: “Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus”.

4 comentários:

  1. Zilton, eu não sei se rio ou se choro! O texto está ótimo, muito claro e delicioso de ler e isso me abre um sorriso. Por outro lado, a terrível realidade que você descreve é deprimente e corriqueira. Infelizmente, há mais lobos que ovelhas nos púlpitos das igrejas.

    Parabéns pelo texto.

    Abraços sempre afetuosos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, casal (gostaria de saber seus nomes). Este texto não é meu (parafraseando o Maluf), é do pr.Ciro Zibordi - como creditado no título -, no qual dei apenas umas pinceladas. É a mais pura das realidades dos nossos dias...

    As ofertas fazem parte da vida da Igreja. O problema é quando elas passam a ser o centro, a quase-única mensagem e apelo.

    Encerro o comentário com uma frase, postada pelo Sanlopes, um comentarista do Blog do pr. Ciro sobre o assunto: "Há três espécies de contribuição: com ressentimento, por dever, e por ações de graças. A contribuição com ressentimento diz: “tenho de faze-lo”; a contribuição por dever diz: “devo faze-lo”; a contribuição por ações de graças diz: “quero faze-lo"".

    ResponderExcluir
  3. O texto do Ciro é supimpa com sempre. Rss
    E aí Zilton, não vai entregar seu Isaque? rs

    ResponderExcluir
  4. Rô, como diria a Copélia (Arlete Salles, em SAI DE BAIXO), prefiro não comentar! kkkkk

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.