quarta-feira, 31 de julho de 2013

HERRAR É UMANO


Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é reconhecer e assumir o seu erro. E não é difícil comprovar esta realidade. Dê um passeio pelas grandes favelas das grandes cidades, vá aos refúgios dos traficantes, e tenta observar a opinião dos mesmos acerca de seus atos, do seu tráfico, das suas violações à Lei. Provavelmente nenhum deles irá admitir que o que fazem seja errado.

Se quiser ir a ambientes mais “refinados”, procure a classe médica. Os erros médicos cometidos Brasil afora são conhecidos pela impunidade e pela insistência de seus praticantes de não reconhecer seus atos nem assumir as consequências pelos danos que causaram. Programas de tevê mostram exemplos de erros grosseiros e grotescos, que matam e mutilam, deixando seqüelas para toda a vida, mas que os autores ― fáceis de serem identificados através dos prontuários ― permanecem negando que cometeram algum erro.

E a classe política? Não é diferente da regra. É famosa a conduta de certo político que já teve contas descobertas em seu nome nos paraísos fiscais mundo afora, com direito a assinatura e tudo o mais, mas que permanece negando: ― Este denheiro não é méu...

No mundo “gospel” a coisa tem se mostrado similar. Primeiro, as mudanças doutrinárias de muitas lideranças são visíveis, e muitas vezes bizarras. Pastores que outrora se posicionavam contrários a certas “doutrinas”, “visões” e “moveres”, trocam misteriosamente de opinião, mesmo quando suas novas “convicções” ferem visivelmente os princípios imutáveis das Escrituras. No entanto, mesmo quando confrontados com a posição bíblica, ou confrontados com suas posturas anteriores, recusam-se veementemente a assumir a postura de humildade, reconhecer o erro e retornar à prática das primeiras obras. Preferem até ameaçar, amaldiçoar, ridicularizar e desmoralizar seus opositores, ao invés de respeitá-los, ouvi-los, exporem-se ao debate e confrontá-los com a verdade bíblica (já que afirmam serem detentores desta verdade) ou, admitindo o erro, reconhecê-lo publicamente e mudar de rumo.

O livro de Eclesiastes afirma que “Melhor é o mancebo pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que se não deixa mais admoestar" (Ec 4:13), texto que se aplica perfeitamente a muitas lideranças eclesiásticas da atualidade. Tornaram-se reis velhos e insensatos, donos da melhor linha doutrinária e guardiões da verdade absoluta, agarrados firmemente às suas próprias idéias e convicções, e que nem mesmo se dão mais ao trabalho de “examinar, nas Escrituras, se estas coisas eram assim” (At 17:11) como bem faziam os bereianos. Não permitem que ninguém os admoeste mais. Não admitem oposição ou questionamento. O bordão “não toqueis nos meus ungidos” deixa de ser Palavra de Deus para se tornar justificativa vã e frívola para a perpetuação dos seus erros. Suas experiências de vida tornam-se mais importantes, e são o aval definitivo que o que crêem e pregam vem de Deus.

Um rei não se torna infalível, irrepreensível e intocável por causa da coroa que tem sobre sua cabeça, do trono sobre o qual se assenta e nem por causa do tamanho e poderio de seu reino. Acima de todas estas coisas, sempre estará Deus e a Sua Palavra. Tome-se como exemplo o rei Davi, que no auge de seu reinado foi severamente repreendido por Deus através do profeta Natã por ter cometido um adultério seguido de assassinato premeditado (2 Sm 11- 12). A grande diferença entre Davi e o rei velho e insensato" é que Davi, após a terrível repreensão de Deus, baixou a cabeça e reconheceu seu pecado: "Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor" (2 Sm 12:13). Em seguida, sinceramente arrependido, sofreu pacientemente as consequências de seu pecado. Por isto ele era chamado, na Escritura, de "homem segundo o coração de Deus", ao passo que os reis velhos e insensatos do Século XXI preferem permanecer nos seus erros, soberbos e cheios de si, exibindo seus megaministérios como se crescimento numérico fosse sinal de aprovação divina às violações feitas contra a Sua Palavra!

Outros reis receberam, conforme as Escrituras, a visita e a repreensão de outros profetas. Alguns agiram muito diferente de Davi. Maltrataram os profetas. recusaram ouvir a Palavra de Deus.

Havia uma grande diferença entre o menino Samuel e os filhos do sumo sacerdote Eli. Embora Hofni e Finéias servissem a Deus em Seu culto no Tabernáculo e estivessem acostumados a oferecer os sacrifícios no altar do Senhor, não aceitavam a repreensão, quer de seu pai, quer do Senhor. Não abriam mão dos privilégios adquiridos. Não dispensavam o usufruto das ofertas do Senhor, mesmo que para isto tivessem que desrespeitar e profanar os sacrifícios (1 Sm 2:12-17). Enquanto isso, o menino Samuel servia ao Senhor humildemente, e aprendeu a ouvir a voz de Deus e a obedecê-lO. Basta continuar a leitura até o fim do capítulo 4, e vemos o fim de cada um dos protagonistas desta história... A desobediência e o desrespeito a Deus geraram morte, ao passo que a obediência e o respeito geraram vida e honra diante do Senhor e dos homens (1 Sm 2:19-21; Jr 15:1; Sl 99:6).

Aprendamos com esta história bíblica. A desobediência, o desvio consciente das diretrizes de Deus, a profanação do sagrado e a insistência em permanecer no erro, com o agravante de induzir o povo a crer nestes erros como se fossem a mais pura das verdades, têm consequências drásticas, mormente na Nova Aliança (Hb 12:25)! Não podemos nos conduzir pelo caminho que nos der na telha, ou que nos for mais conveniente, e muito menos levar a Igreja de Deus para este erro! Se assim o fizermos, não escaparemos do desprezo divino no Último Dia (Mt 7:15-23). O melhor caminho continua sendo o da humildade, do confronto das coisas com as Escrituras, do respeito pelas coisas de Deus acima de tudo.

Saiba de uma coisa, curta, grossa e certa: errar é humano; permanecer no erro é burrice!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.