terça-feira, 8 de maio de 2018

O JESUS FOLCLÓRICO


Sim, infelizmente o "jesus" que é seguido hoje pela maioria dos que fazem parte da "igreja" é um "jesus folclórico", criado pelas próprias pessoas que o seguem. Assim como os primeiros habitantes desta terra adoravam o sol, a lua, o trovão, o relâmpago e as demais manifestações da natureza, o brasileiro (na verdade, o fenômeno é observado em todas as nações) segue a um jesus criado em sua própria imaginação.

E não me refiro ao Jesus loiro, caucasiano, de olhos azuis e cabelos longos (além de outras características muito improváveis a um judeu). Este fenótipo, dentre as "folcloricidades" criadas para o Messias, é a mais inofensiva! O problema é o seu caráter!

Segue-se a um "jesus" que é perfeitamente possível suborná-lo, ou comprá-lo, por dinheiro. Seus milagres têm um custo: a fé. A fé tem um meio de ser "provada" ou demonstrada: o dinheiro. Quanto mais dinheiro você der, mais o "jesus folclórico" vai te ouvir, e responder na proporção da cifra doada! Parece um deus animista, onde quanto maior é a oferenda, maior é o benefício dado pela divindade!

Segue-se a um "jesus" sem caráter. Este "jesus" não se importa em fazer um funcionário de banco errar em um depósito bancário de milhares de reais, depositando-o na conta dos seus seguidores "fieis". O empregado que sai da empresa com um malote para depositar na conta da empresa, este "jesus" não se constrange em fazê-lo cometer um erro grave e grosseiro, creditando a soma na conta dos que o seguem.

Segue-se a um "jesus" que não tem o menor escrúpulo em desfazer casamentos e famílias, porque supostamente tem uma mulher (ou um marido) melhor (e mais jovem) para seus seguidores fieis. Para este "jesus", o que vale é ser feliz, nem que seja às custas da infelicidade do cônjuge, filhos, familiares...

Segue-se a um "jesus" amoroso ao extremo, tanto que aceita, suporta, tolera e até incentiva que seus seguidores vivam, ajam, procedam de acordo com suas próprias vontades, quereres, inclinações e achismos, mesmo que tais ações sejam frontalmente antagônicos a qualquer parâmetro de santidade. Muitas destas práticas, até uma fatia do próprio mundo abomina, mas "jesus" não! É o "jesus" que ama tanto, que não precisa abandonar pecados, mas basta justificá-los!

Este "jesus" é muito diferente do Jesus descrito nas Escrituras, o Jesus com "J" maiúsculo. Para o Jesus verdadeiro, não é qualquer um que pode ser Seu discípulo, mas o que nega-se a si mesmo, toma a cruz e segue-O (Mt 16:24-26). O Jesus verdadeiro reflete todos os atributos do Pai e, por isso, exige perfeição dos Seus discípulos (Mt 5:48), exige um padrão de justiça (Mt 5:20). O Jesus verdadeiro tem caráter, princípios, e quer que Seus seguidores O imitem, sejam iguais ao Seu Mestre (Mt 10:25). O Jesus verdadeiro é justo e não comete erros! Estou, obviamente, me referindo ao Jesus bíblico!!

O "jesus folclórico" explica muita coisa...

Explica o porquê do verdadeiro Jesus ter dito que, na Sua vinda, dificilmente acharia fé na terra (Lc 18:8)... Fé no "jesus folclórico" nunca foi e nunca será fé... O próprio Jesus afirmou que "surgirão falsos cristos ... muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos" (Mt 24:4-5, 23-25)

Também explica o porquê de muitos, muitos homens, que se afirmam "pastores" e "homens de Deus", quererem desmoralizar as Escrituras. Relativize-as, minimize-as, desmoralize-as, e a criação do "jesus folclórico" pode ser justificada!

Também explica as "igrejas" cheias de gente vazia. Um "jesus" que nada exige, certamente será seguido por uma multidão. O caminho e a porta estreitos não atraem. Os largos, sim.

Finalmente, crer neste "jesus folclórico" dá uma sensação de imensa segurança religiosa, mesmo em uma vida absolutamente dissociada do Jesus verdadeiro, afastada do padrão proposto nas Escrituras. Estamos bem enquanto membros de uma "igreja", dizimistas fieis, e disseminadores da ideia do "jesus folclórico", que nem em sombra pode ser visto nas Escrituras, mas é um "jesus" para cada mente, para cada "crente"! Muito mais fácil de ser aceito, já que nos aceita sem exigir qualquer mudança de caráter. Se "ele" não tem, não pode exigir de seus seguidores!

Como diziam os Titãs, profetas da geração passada, "Jesus não tem dentes no país dos banguelas".

"...em vão me adoram..." (Mt 15:9).

#GeraçãoDaApostasia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.