sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ACONSELHAMENTO

Estou aqui, mais uma vez, às voltas com mais uma irmã em Cristo, aconselhando-a. Ela, meio que desesperada, me chamou hoje no chat do Facebook. Pela primeira vez ela o fez para tratar de assuntos relacionados à fé. 

Ela me comunicou que seu “pastor” avisou que agora em diante aderirá às Campanhas e unções neopentecostais. Conhecedora da verdade das Escrituras, esta irmã se encontra terrivelmente incomodada e me pergunta: 

“E agora, para onde vou? Em minha cidade, não temos Igrejas bíblicas; temos a ***** (denominação conhecidíssima em todo o País), mas que está pior que uma Universal! A igreja aonde congrego era a última que ainda resistia às heresias do neopentecostalismo, mas agora, abraça tais doutrinas falsas, e comunica o fato de púlpito! Para onde vou, irmão Zilton?”.

Confesso que não tive o que responder de imediato! 

Sou uma pessoa que aconselha muitas pessoas neste Brasil através das redes sociais, e passo por este problema: para onde enviar as ovelhas feridas? Aonde irão congregar? Em alguns locais, nem mesmo reuniões adenominacionais existem (os chamados pejorativamente de desigrejados, e alguns são realmente caricatos e dignos de tratamentos pejorativos, mas me refiro aos grupos sérios). As Igrejas pentecostais históricas se rendem aos moveres antibíblicos do neopentecostalismo, e até algumas chamadas “igrejas tradicionais”, algumas que até Cessacionistas são, estão se dobrando a certas práticas que me desautorizam a enviar qualquer ovelha para lá!

Então, surgiu em minha mente uma pergunta, e a lancei no meu mural do Facebook: Você é católico mas assim como Lutero, lendo as Escrituras, descobriu a salvação pela fé e creu em Cristo. O problema é que em sua cidade ou localidade só tem a Igreja Católica (da qual você  ainda faz parte), uma Igreja Mórmon, um Salão do Reino das Testemunhas de Jeová e uma Igreja(sic!) Universal. Em qual destas você congregaria?

A maioria das respostas que recebi no Face foi: “eu congregaria em casa!”. E eu concordo! Não é possível encontrar-se com Cristo e permanecer congregando em uma “igreja” aonde o Evangelho genuíno, o puro leite não falsificado, não é pregado.

Mas... E se na placa da Igreja em questão está escrita “IGREJA EVANGÉLICA”, e mesmo assim lá não é pregado o Evangelho verdadeiro? Posso congregar em uma “igreja” destas??

Gostaria de seguir o mesmo raciocínio: se numa Igreja Mórmon, por exemplo, aonde a doutrina verdadeira não é pregada, eu não devo congregar, por que deveria fazê-lo em qualquer outra, mesmo que debaixo do status de “Evangélica”, aonde a verdade igualmente não é pregada?

No caso, qual a diferença entre pregar uma falsa doutrina dentro de uma “igreja” Mórmon e dentro de uma “igreja” cuja placa diz ser Evangélica? A placa santifica a doutrina? O nome, o status, justifica o erro?

Por que uma heresia pregada em uma igreja como a Mórmon ou como a das Testemunhas de Jeová é uma heresia, mas a mesma heresia, ou pior, pregada dentro de uma “igreja” que se autodenomina “Evangélica” é perdoável, suportável e até justificável?

Por que temos tanto cuidado e pavor em mandar um novo convertido para congregar em uma Igreja Mórmon, considerando as heresias que são pregadas lá, e não temos o mesmo cuidado e pavor ao permitir que ele congregue em uma “igreja” apóstata?

Vale a pena aconselhar uma pessoa assim a não congregar, ficar em casa, e correr o risco de vê-la esfriar da fé ou mesmo desviar-se da fé por não estar unida a outras pessoas que comungam da fé cristã, ou correr o risco de mandá-la a uma “igreja” apóstata e ela se desviar da sã doutrina, abraçando doutrinas de homens e de demônios?

É uma pena, mas... antigamente, diante de um novo "convertido", aconselhávamos: "procure uma Igreja vangélica próxima a sua casa", mas hoje este conselho é impraticável, já que o joio tomou conta da maioria das "igrejas"a ponto de não visualizarmos mais o trigo!

Assim, se eu puder aconselhar a esta irmã, será:

Fique em casa. Procure um grupo adenominacional sério, e passe a congregar com eles, nos lares. Caso não exista en seu meio um grupo assim, procure criá-lo junto com alguns outros irmãos que anseiam pelo Evangelho genuíno, um grupo de oração e estudo da Palavra em seu lar. Só não se meta em, no futuro, querer transformá-lo em "igreja". Se um dia o Senhor levar uma Igreja séria à sua Comunidade, quem sabe você e seu grupo encontram um novo ambiente de adoração genuína ao Senhor...

Suporte, irmã, a perda! Sei que é difícil, dificílimo, abandonar uma comunidade aonde fizemos muitas amizades, da qual e dos quais até a nossa vida social depende. Entretanto, mais vale a perda do que conviver com o erro, achando-se que estamos adorando a Jesus...

Sirva a Cristo, e não desista. Por mais doloroso que seja, Cristo é a melhor opção!

Desculpem, mas minha consciência não permite dar um conselho diferente! Para mim, encaminhar a ovelha para um covil de lobos é um pecado gravíssimo, que eu farei tudo o que me estiver ao alcance para não cometer!

3 comentários:

  1. carissimo irmão Zilton, tenho estado afastado de meu Blog já ha algum tempo.
    Iniciei o dito blog por sugestão de uma neta que me disse: "Vô você tem tanto a ensinar, não pode nem deve deixar essa igreja te calar."
    Mas ao longo deste tempo, tenho encontrado tantas sandices e discrepância no dito meio evangélico que tenho realmente me "calado" desde o principio em que a igreja na qual "congregava" (me adunava), falei, me movimentei, demonstrei que os objetivos da adesão do Gedozismo era o caminho da heresia, e que era muito melhor estar só, ou com uns quantos irmãos perseverando nos ensinamentos de Cristo, do que avalizar os descaminhos com a presença física para nos mantermos na igreja.
    Apareceu já ha algum tempo o termo "Desigrejado" que desde sempre me pareceu carregado de um certo sentido pejorativo.
    Sai a campo e encontrei o vocábulo ADUNAR com o sentido de congregar, julguei melhor usá-lo em meus escritos e ensinamentos, mas parece-me que até hoje o desigrejado é mais empregado até mesmo com o objetivo de marcar pejorativamente o que não frequenta ou esta ligado a uma igreja.
    Fiquei muito feliz em ler e reler este seu artigo.
    Em um momento de angustia, ao ver assacarem contra mim um Desigrejado, perpetrei um artigo em que escrevi:
    Desigrejado não, desadunado sim, pois não posso participar ou estar presente em reuniões de hereges, e sevandijas sacripantas.
    Caro irmão Zilton,, Deus o verdadeiro, o Deus consumador da Salvação através de Jesus te abençoe hoje e sempre para nos legar escritos como esses que testemunham o caminhar dos CRISTÃOS sem jaça para que possam continuar caminhando neste vale de sombra e morte, rumo a santificação e a salvação em Cristo.

    V.D.M.I.Ae.

    ResponderExcluir
  2. Caro Barão, obrigado pelo comentári. Sinto sua falta no Facebook. Se ainda o tiver, me readicione. https://www.facebook.com/profile.php?id=100007132188573

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro irmão, lamento informar que deixei o facebook, depois de receber uma enxurrada de comentários de covardes anônimos com afirmações a respeito de minha idade, conduta (comentários antibolivarianos) e com afirmações sobre minha pessoa, tais como "um aposentado com polpuda renda pessoal, que não enxerga além de seu umbigo". e de outros matizes de ordem mais pessoais.
      Covardes e mentirosos, pois estava claro que isso não provinha de quem ,e conhece e ou me conheceu, nem meu trabalho como professor universitário e na escola pública.Isto posto decidi não perder tempo em responder a covardes e mentirosos.
      Assim estou apenas com o blog.
      Abraços
      V.D.M.I.Ae.

      Excluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.