terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SUA IGREJA ME ACEITA?


Tá rolando uma série de imagens nas redes sociais com a legenda "Sua Igreja me aceita?" O intuito, parece ser chocar, ou mostrar a intolerância da Igreja com os pecadores de um modo geral. Parece-nos transmitir a mensagem que a Igreja deve aceitar a todos, inclusive aqueles que querem permanecer do mesmo jeito, sem qualquer mudança de vida e/ou conduta!

As citadas imagens precisam, obviamente, ser comparadas, por exemplo, com o jovem rico, que Jesus o aceitou a ponto de a Escritura relatar que Ele “o amou” (Mc 10:21), mas O JOVEM não aceitou as condições impostas pelo próprio Jesus.

Desculpem, mas aceitação de pecadores sem arrependimento NÃO É o papel da Igreja! A Igreja deve estar aberta a aceitar os piores pecadores (e eu estou entre estes!) que, arrependidos, estejam dispostos a confessar e abandonar seus pecados, mas não precisa aceitar NENHUM que não estejam dispostos a passar pelos portais do arrependimento.

A Bíblia relata TRÊS candidatos a discípulos de Jesus, e pelo relato observamos que não basta somente querer segui-lO:

E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém, tu, vai e anuncia o reino de Deus. Disse, também, outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” (Lc 9:57-62). Desculpem, mas não é só chegar e dizer "quero ser um seguidor". Infelizmente, o texto deixa claro que há prerrequisitos, impostos não pela Igreja, mas pelo próprio Senhor Jesus!

"Sua Igreja me aceita?" -- Quando a multidão perguntou algo parecido a João o batista, obteve a seguinte resposta: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi pois, frutos dignos de arrependimento; E não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.” (Mt 3:7-10). 

"Sua Igreja me aceita?" -- Quando a mulher adúltera fez, de forma indireta, esta pergunta a Jesus, Ele respondeu: “Eu não te condeno; vai-te, e não peques mais.” (Jo 8:11). 

"Sua Igreja me aceita?" -- Quando a multidão, estupefata ao ver os sinais do dia de Pentecostes, perguntou algo parecido a Pedro e aos apóstolos, obteve a seguinte resposta: “Arrependei-vos...” (At 2:38). 

Estes três exemplos devem servir de resposta às perguntas das imagens a que me refiro!!

A Igreja não é lugar de pecadores praticantes. É lugar de pecadores falhos, que lutam diuturnamente contra sua natureza carnal, arrependidos e dispostos a seguir a Cristo! Se o objetivo de alguém é seguir a Cristo sem arrependimento, permanecendo na prática dos pecados dos quais deveria se envergonhar e se arrepender, sinto muito. Muito provavelmente a Igreja, seu pastor e ovelhas podem até te receber, mas o Senhor da Igreja certamente não!

Entretanto, a Igreja deve estar, como Cristo, de braços abertos e acolhedores a todo pecador, por mais bizarro que seja, por "maiores" que sejam os seus pecados, por mais sujo que seja o seu passado. Afinal, como bem disse Jesus, “Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, AO ARREPENDIMENTO.” (Mt 9:12-13). 

dizia [Jesus] a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9:23)

2 comentários:

  1. paz irmão Zilton, concordo com seu texto, esse discurso politicamente correto de que a igreja tem que aceitar qualquer ditame da sociedade é uma fraude, pois quando a igreja se amolda a sociedade em que ela está inserida, ela, igreja, perde seu significado e propósito, pois a igreja tem que ser um diferencial, um contra-fluxo, para onde as pessoas olham e vejam um novo significado para suas vidas, e isso não ocorre quando não há confronto.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belíssimo texto e bem como sua excelente explanação irmão Zilton.´É isso mesmo que o mundo quer fazer com a igreja, impor seus costumes e normas os quais são reprováveis diante de Deus.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.