quinta-feira, 24 de abril de 2014

NÃO MALTRATEIS OS MEUS PROFETAS

Resposta ao Pr. Silas Malafaia, diante de seu desafio aos blogueiros em 19/05/2012


Cansei de textos fora de seu contexto! Cansei de ouvir frases do calibre de “não toqueis nos meus ungidos” (Sl 105:15a) mal colocadas, usadas não para a glória de Deus, mas para a impunidade do homem. Gostaria de falar um pouco sobre a parte “b” do versículo, “e não maltrateis os meus profetas”. A parrte "a" já está por demais manjada, embora quase sempre seja tratada de forma incorreta e antibíblica.

Quem são estes profetas citados na parte “b”? Seria uma figura poética de repetição, muito usada na literatura hebraica, ou seja, seriam os mesmos ungidos citados na primeira parte do texto? Ou seriam outrras pessoas?

A priori, quando utilizado para proveito de “ungidos” e “profetas” que se arvoram contra a Palavra de Deus, ultrapassando o que está escrito, este texto é inócuo. Como bem frisou o pr. Ciro Zibordi em seu blog, tratando sobre aquilo que eu chamo de “teologia da intocabilidade”, o Salmo 105:15 e 1 Coríntios 4:6 andam sempre juntos e concordantes. Sempre!

Eu gostaria, sem me permitem, de apresentar alguns destes profetas que Deus admoesta que não sejam maltratados (mas que, infelizmente, nem sempre acontece assim):
E o Senhor enviou Natã a Davi; e ele disse-lhe: Havia, numa cidade, dois homens, um rico e o outro pobre. O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas; Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos, igualmente; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo ao homem rico um viajante, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas, para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davi se acendeu, em grande maneira, contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem.... A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste, com a espada dos filhos de Amon: Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher. Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei, da tua mesma casa, o mal sobre ti, e tomarei das tuas mulheres, perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres, perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor” (2 Sm 121-13).
E sucedeu que, depois que Amazias veio da matança dos idumeus, trouxe consigo os deuses dos filhos de Seir, tomou-os por seus deuses, e prostrou-se diante deles, e queimou-lhes incenso. Então a ira do Senhor se acendeu contra Amazias: e mandou-lhe um profeta que lhe disse: Por que buscaste deuses do povo que a seu povo não livraram da tua mão? E sucedeu que, falando-lhe ele, lhe respondeu Amazias: Puseram-te por conselheiro do rei? Cala-te! Por que te feririam? Então o profeta parou, e disse: Bem vejo eu que já o Senhor deliberou destruir-te; porquanto fizeste isto, e não deste ouvidos a meu conselho”. (2 Cr 25:14-16).
Tinha, pois, Josafá riquezas e glória em abundância: e aparentou-se com Acabe. E, ao cabo de alguns anos, foi ter com Acabe, a Samaria: e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele: e o persuadiu a subir com ele a Ramote-gileade. Porque Acabe, rei de Israel, disse a Josafá, rei de Judá; Irás tu comigo a Ramote-gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; seremos contigo nesta guerra. Disse, mais, Josafá ao rei de Israel: Consulta hoje, peço-te, a palavra do Senhor. Então o rei de Israel ajuntou os profetas, quatrocentos homens, e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote-gileade, ou deixá-la-ei? E eles disseram: Sobe; porque Deus a dará na mão do rei. Disse, porém, Josafá: Não há ainda aqui profeta algum do Senhor, para que o consultemos? Então o rei de Israel disse a Josafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém, eu o aborreço; porque nunca profetiza de mim bem, senão sempre mal; este é Mica, filho de Imla. E disse Josafá: Não fale o rei assim. Então chamou o rei de Israel um eunuco, e disse: Traze aqui, depressa, a Mica, filho de Imla. E o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam assentados, cada um no seu trono, vestidos com as suas vestiduras, e estavam assentados na praça, à entrada da porta de Samaria, e todos os profetas profetizavam na sua presença. E Zedequias, filho de Quenaana, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos siros, até de todo os consumires. E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo: Sobe a Ramote-gileade, e prosperarás; porque o Senhor a dará na mão do rei. E o mensageiro, que foi chamar a Mica, lhe falou, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma boca, são boas para com o rei: seja, pois, também, a tua palavra, como a de um deles, e fala o que é bom. Porém Mica disse: Vive o Senhor, que, o que meu Deus me disser, isso falarei... Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor: e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um, em paz, para sua casa. Então o rei de Israel disse a Josafá: Não te disse eu que este não profetizaria de mim bem, porém mal? ...   Então Zedequias, filho de Quenaana, se chegou, e feriu a Mica no queixo, e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do Senhor para falar a ti? E disse Mica: Eis que o verás, naquele dia, quando andares de câmara em câmara para te esconderes. Então disse o rei de Israel: Tomai a Mica, e tornai a levá-lo a Amon, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei. E direis: Assim diz o rei: Metei este homem na casa do cárcere; e sustentai-o com pão de angústia e com água de angústia, até que eu volte em paz. E disse Mica: Se é que tornares em paz, o Senhor não tem falado por mim.” (2 Cr 18:1-27).

Dá para enxergar três profetas e suas mensagens duras, mas o que sobressai são três reações diferentes da parte dos "destinatários ungidos". Davi reconhece seu erro. Amazias não reconhece, e ameaça o profeta. Acabe não reconhece, permite que o profeta seja agredido fisicamente e em seguida pune severamente o mensageiro de Deus.

Deu para compreender quem são estes profetas? São profetas mesmo! São pessoas tão ungidas quanto os "ungidos", que a mando de Deus se dirigem aos "ungidos" para repreendê-los quando eles tomarem rumos contrários à Sua vontade ou à Sua Palavra, na esperança de que, confrontados com a Palavra de Deus, eles se arrependam e voltem aos princípios simples e sublimes das Escrituras. Nem sempre eles se dão bem... Mica que o diga...

É fato que os reis de Israel, ou contextualizando aos dias de hoje, aqueles que exercem liderança sobre o povo de Deus (no caso atual, os pastores) são ungidos de Deus. Davi não ousou tocar em Saul no aspecto físico, pois como rei de Israel ele era inegavelmente ungido de Deus. Contudo, naquele momento em que Davi era ferrenhamente perseguido, poupou por duas vezes a vida de quem lhe perseguia, mas não se calou, antes denunciou os seus desmandos. Não o matou, mas não o deixou sem uma boa repreensão nos moldes da Palavra de Deus!

Portanto, amado “ungido”, não maltrate os profetas que Deus levantou para te corrigir! Antes, agradeça a Deus por Seu amor, manifestado na correção que Ele te dá, cuidando para que não te percas e nem conduzas à perdição o rebanho que Ele mesmo salvou e resgatou com Seu sangue, e pôs em tua mão para que o conduzisses!

Não chame os blogueiros, que são profetas de Deus em defesa da Palavra e da sã doutrina, e tão ungidos quanto você, de endemoninhados ou coisas semelhantes. Se eles estiverem errados, dê testemunho do erro de conformidade com a reta justiça (as Escrituras), e não de conformidade com teus achismos.

Procure agir como Davi, homem segundo o coração de Deus, que reconheceu seu erro. Jamais aja como Acabe ou como Amazias, que intimidaram, retaliaram e feriram os profetas que lhes foram enviados, meros portadores do recado de Deus para suas vidas, a fim de que eles corrigissem seus caminhos e atitudes perante o Senhor.

Não tenho dúvidas que tu és ungido do Senhor. Apenas não admito que esta unção te conceda status de intocabilidade ou imunidade. Você é tão sujeito a erros quanto eu, e tão sujeito à correção. Quando eu errar, sinta-se à vontade de me corrigir à luz da Palavra! E que Deus me conceda a humildade suficiente de reconhecer Sua voz através da tua boca. Mas esta é uma via de mão dupla, "ungido"! Você também é sujeito aos erros, e à mesma correção divina vinda por mim, desde que igualmente à luz da Palavra! 

Sempre que você se desviar do caminho, o Senhor, que te ungiu e te ama, levantará um ungido profeta, seja ele um detentor de dom espiritual, um blogueiro ou uma mula falando com voz humana, para te convencer a retonar ao Caminho e à prática das primeiras obras. Ouça-o, respeite-o, vá às Escrituras para ver se as coisas são assim mesmo (Atos 17:11), e se for, abandone o erro. É para teu bem! Profeta nenhum, caro "ungido", te leva uma mensagem dura desejando teu mal, mas teu arependimento. Não aja com eles como agiu Amazias  ou Acabe. Aja como Davi: reconheça seus erros e arrependa-se!

Quando abrires a tua boca para falar “não toqueis nos meus ungidos”, lembra-te, “ungido”, da parte "b" do versículo. Tua parte e teu dever, mesmo que não queiras te arrepender, é não maltratá-los e reconhecer a unção que está sobre eles!

14 comentários:

  1. Lindo e bastante pertinente Zilton. Adorei!
    E vamos em frente meu maninho, denunciando estes que se sentem intocáveis. Paz querido, e conte comigo para divulgação de seu blog, vou copiar seu texto e postar amanhã lá no mulheres Sábias ok. Seja bem vindo a Blogosfera cristã. Obaaa, mais um subversivo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei o que esta escrito em seu perfil sobre o bullying foi muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Rô! Ainda estou apanhando aqui do Blog,mas eu sobreviverei. Duro vai ser sobreviver às ameaças do Malafaia! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Muito oportuno tratar deste assunto nos nossos dias. Tá muito difícil! Muita loucura em nome de Deus. Verdadeiras profetadas.

    ResponderExcluir
  5. Pô, tô muito feliz! Tive a HONRA de ter o meu artigo publicado na GENIZAH...

    ResponderExcluir
  6. Esse é o que foi pro genizah? gostei muito desse do blog deste post em especial. Ganhamos
    mais uma guerreiro na luta contra essa massa mascarada!

    ResponderExcluir
  7. Lucas, obrigado pela visita e pelos elogios. O artigo que foi para o Genizah é este mesmo! E pode contar comigo para "sentar a lenha" nestes que se acham donos da igreja, e que pensam que vão calar as verdadeiras vozes proféticas do nosso tempo e afastar nosso povo da Doutrina dos Apóstolos. Sola Gratia! Sola Fide! Sola Scriptura! Soli Christus! Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  8. ola Zilton, li o seu post que foi publicado la no jenizah,e não perdi tempo em vir conhecer seu blog.
    posso dizer que o post, foi um cajado abençoado e averdade tem que ser dita seja ela para quem for,doa em quem doer.
    seja bem vindo a blogsfera.te seguindoooo
    http://oespinhoearosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Edna, pela visita e elogios. Sou apenas mais uma mula, como a de Balaão, tentando mostrar a alguns ungidos as loucuras que eles estão fazendo em nome de Deus. Sei que não serei ouvido em 99% dos casos, mas Deus manda que eu não me cale... Vamos juntos nesta missão em defesa da sã doutrina.

    ResponderExcluir
  10. Um ilustre anônimo me alertou: "como você fala que as pessoas pegam textos isolados, cuidado para não pegar histórias isoladas". Gostaria que este anônimo, preferencialmente se identificando, me falasse quais histórias isoladas. eu estou usando, para que eu me corrija. Até onde me consta, peguei três histórias de profetas que foram até o ungido, e nas três a reação do ungido é diferente. Sei que há outras histórias que descrevem tais coisas na Bíblia, mas coincidentemente todas correspondem às três citadas. Logo, não se trata de histórias isoladas, ou fora de seus contextos. Se eu estiver errado, agradeço muito em ser corrigido!

    ResponderExcluir
  11. Pastor Zilton,

    Post oportuno para os dias atuais, onde há lobos travestidos de ovelhas, nessa hora ter discernimento é condição sineguanon, para não sermos enganados.
    Creio que há homens foram ungidos por Deus para pregar o Evangelho destemidamente, mas isso não nos impossibilita de estarmos na presença de Deus online, pois sabemos que o véu foi rasgado, proporcionando-nos acesso ao Trono da Graça. Discordo quando alguns dirigentes se denominam detentor do Espírito Santo usando o termo "ungido de Deus". Estou vigiando e orando,na certeza de que estamos nos últimos dias da Igreja de Jesus Cristo na Terra.

    Convido a visitar e se gostar seguir-me, será uma honra!

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. deixo também o convite para visitar o blog do irmão Araújo, mensagens abençoadoras:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Amei esse seu cantinho uma parte do texto mexeu muito comigo

    Sempre que você se desviar do caminho, o Senhor, que te ungiu e te ama, levantará um ungido profeta, seja ele um detentor de dom espiritual, um blogueiro ou uma mula falando com voz humana, para te convencer a retonar ao Caminho e à prática das primeiras obras. Ouça-o, respeite-o, vá às Escrituras para ver se as coisas são assim mesmo (Atos 17:11), e se for, abandone o erro...Quando for orar ore por mim preciso urgente vontar a casa do pai
    ja estou seguindo,,,, sinta se a vontade de fazer uma visita la no meu blog
    http://midianmulata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Muito bom! Sempre que posso passo por aqui para ler seus artigos, e pasmem, tem edificado muito a mim e a outros que caminham comigo e que, claro, ouvem-me usando algumas palavras suas em minhas aulas. Que Deus o abençoe ricamente!

    ResponderExcluir
  14. Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, se desejar pode deixar um comentário. Abraço.
    António.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.