sexta-feira, 28 de novembro de 2014

UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO, E UM PEQUENO DESVIO DOUTRINÁRIO GERA UMA GRANDE HERESIA

Em cálculos de engenharia, a precisão é imprescindível, pois se abrirmos um desvio de 1 mm no início, chegará a um buraco do tamanho do Universo no infinito! Certamente em nossas próprias casas, em pequenas reformas e "puxadinhos", já erguemos paredes sem grande precisão de esquadro, e vimos o quanto estão fora de alinhamento quando assentamos as pedras de cerâmica.

Agora imaginem, por exemplo, uma estrada de ferro em construção, cujos engenheiros cometem um minúsculo erro de cálculo, fazendo com que a cada metro ocorra um afastamento para fora de 1 mm entre os trilhos, perdendo a exatidão da bitola. A cada 100 km de estrada, os trilhos se afastam 100 metros um do outro! Dependendo do tamanho final da obra, é só fazer um cálculo simples para se chegar ao tamanho final do "aleijão".

Em estradas de ferro diicilmente ocorrem tais erros, pois a BITOLA é constantemente usada e verificada a distância entre os trilhos, sem falar que a olho nu o desvio seria facilmente observado e rapidamente corrigido. Mas não podemos afirmar o mesmo em relação a estradas, avenidas e ruas. 

Na cidade aonde eu moro, João Pessoa, sua principal artéria, a av. Epitácio Pessoa, que vai do litoral ao centro da cidade, foi vítima de um erro destes. De acordo com o historiador Arion Farias, o plano do então presidente (Governador) João Pessoa era construir a Avenida Epitácio Pessoa, começando pelo então inexistente Busto de Tamandaré (hoje situado na orla da Praia de Tambaú, ponto de referência e de encontro: "a gente se encontra no Busto de Tamandaré", dizem alguns) e acabando no Centro, onde começa a atual Avenida Dom Pedro II, na Praça João Pessoa (que, na época, era chamada de Praça Comendador Felizardo), a chamada "Praça dos Três Poderes", aonde ficam as três sedes estaduais dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Segundo o historiador, “A estrada começou da praia para o Centro, mas um erro do topógrafo em DOIS GRAUS acabou desviando (o trajeto). Em vez de andar para a esquerda, andou para a direita, e fez com que a Epitácio Pessoa viesse a morrer na Praça da Independência. Isso está no relatório de Ítalo Jofre (então secretário municipal da pasta relativa a obras), na página 17, na linha 6, documento que hoje está no Espaço Cultural”, observou o historiador Arion Farias. Depois disso, o governador José Américo calçou a via e seu sucessor, Flávio Ribeiro Coutinho – parente de Renato Ribeiro Coutinho –, asfaltou” - Fonte: http://migre.me/n9VZC 

Vocês já tiveram nas mãos um transferidor, a régua em forma de semilua que mede os ângulos? Certamente o usaram nas aulas de cálculo e trigonometria. Dois graus são uma medida mínima! Mas para quem conhece a cidade de João Pessoa e o tamanho da av. Epitácio Pessoa, sabe a diferença entre terminar na Praça da Independência e na Praça João Pessoa! E tudo começou com ínfimos dois graus de desvio!

As Escrituras são nossa bitola pessoal, e coletiva para a Igreja! São elas que evitam que nos afastemos para a direita ou para a esquerda (Js 1:7), obedecendo a advertência divina. Dois graus de afastamento pode fazer com que, ao chegarmos ao fim da estrada, percebamos quão longe estamos da porta do céu!!

O relativismo é o erro do topógrafo! Erro bastante comum, e muitas vezes proposital, de pastores, líderes e pregadores, que em nome do pragmatismo e dos resultados abrem mão da ortodoxia doutrinária. Tudo vale desde que os resultados jutifiquem! Um exemplo disso é o relativismo em relação à ordenação presbitero-pastoral. O abandono da observância aos requisitos mínimos claramente dispostos na Escritura (1 Tm 3 e Tt 1) gerou uma geração de pastores desqualificados, tudo em nome da "pregação do Evangelho" e do "ganhar almas". Não importava se o candidato não satisfazia às exigências mínimas da Escritura; o importante é que ganha almas, é carismático, toca, canta e prega, e a Igreja está precisando de um pastor ordenado (ungido) à sua frente, para conduzi-la!

Como um abismo chama outro abismo (Sl 42:7), o passo seguinte foi a ordenação feminina, praticada com aparência de piedade, mas uma franca desobediência às Escrituras. Já que os homens não se disponibilizam ao Ministério, vamos abrir para as mulheres! Seria o equivalente a, já que Samuel não vem, que Saul conduza o sacrifício (1 Sm 13:8-14)!

Hoje, já vemos a ordenação de homossexuais. E o importante, dizem eles, é que almas estão sendo ganhas, milagres estão sendo feitos, pelas mãos destes(as) pastores(as) homossexuais... E não sabemos aonde vai parar. Mas tudo começa com um desvio mínimo e imperceptível de 1 mm!!

Somos chamados à OBEDIÊNCIA, custe o que custar!! Não vivemos o "vale tudo" em nome de almas. Se o objetivo de Cristo fosse simplesmente ganhar almas, Ele teria descido da cruz e convertido todos os judeus de sua época, já que foi desafiado a isso: “desça da cruz, e creremos!” (Mt 27:42), mas Seu objetivo era obedecer aos planos do Pai e conduzir Sua Igreja a obediência similar! Saul não estava autorizado ou habilitado a oferecer sacrifícios, mesmo diante da demora ou ausência absoluta de Samuel , e o mesmo se aplica à nossa geração desobediente. Não importa os argumentos usados, por mais aparência de piedade que tenham! Nenhuma alma ganha, nem milhares delas, justificam a desobediência.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

JESUS, A MULHER SAMARITANA E O RETETÉ

Alguém pelo Facebook tentou me convencer que no texto de Jo 4:23, que diz “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”, Jesus está profetizando a vinda dos "moveres do Espírito Santo", o Reteté... Lamentavelmente, tal afirmativa entra em confronto direto com o contexto, com a revelação progressiva, com o bom senso e com um monte de coisas mais... Na ansia de se provar o improvável, a arte da distorção bíblica se manifesta!

Repito o que muitas vezes já disse neste blog: sou PENTECOSTAL BÍBLICO, que busca seguir princípios reformados. Creio no Continuísmo dos dons espirituais, mas creio que os mesmos estão submissos às prescrições bíblicas para seu uso. O Espírito Santo, sendo Deus, inspirou a inerrante Escritura e não vai contradizer o que Ele inspirou, mesmo com seu atributo de Onipotência (tudo pode). Afinal, como Deus Ele não pode negar-Se a SI mesmo. Portanto, JAMAIS ele irá agir de forma contraditória àquilo que Ele mesmo escreveu!

Já fiz este desafio aqui no blog, também no meu Facebook, e o refaço: se alguém me mostrar UM TEXTO, UM ÚNICO TEXTO do Novo Testamento que mostre os apóstolos e a Igreja em reteté, ou ensinando sobre ele, ou relatando um ocorrido na Igreja Primitiva, ou mesmo uma citação nalguma obra dos Pais da Igreja que o relatem, eu me retrato publicamente, me converto ao neopentecostalismo e hoje mesmo mudo meu nome no perfil e no blog para EsquiZilton Canelinha de Fogo

Este texto que vos peço não precisa nem estar dentro do contexto. Basta ser do Novo Testamento (só não pode ser Atos 2, e o porquê eu explico em seguida), e pode ser um texto isolado mesmo, metade de um versículo. Mas precisa ser um texto claro, quem sabe doutrinário (nas cartas), e mostrar que era prática da Igreja no primeiro Século o mover do Espírito no estilo reteté!

Adianto-vos (o próprio reteteísta admitiu!): NÃO EXISTE TAL TEXTO!! NEM NOS APÓCRIFOS!!! NEM NO EVANGELHO DE TOMÉ, NEM NO DE MARIA MADALENA, NEM NO DE JUDAS!! Isso é invenção moderna, de uns trinta ou quarenta anos pra cá! Nem os Apóstolos, nem os Pais Apostólicos, nem os Reformadores, nem os Avivalistas, ninguém teve esta revelação!! Perdoem-me a ironia, mas considerando este fato todos viveram em trevas até meados de 1970! Somente os profetas do neopentecostalismo receberam a luz!! 

Achegue-mei a Cristo em 1982, e nesta década andei por muitas Igrejas Pentecostais dos sertões de Pernambuco e Paraíba, locais aonde havia exageros e falta de conhecimento biblido-doutrinário, mas NUNCA VI um único evento semelhante ao reteté! Somente no fim dos anos 90 pude presenciar as primeiras manifestações deste movimento.

Mas... Vamos analisar Atos 2, e ver que nele nada tem de reteté.

Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam SENTADOS [καθημαι kathemai 1) sentar-se, acomodar-se 2) sentar, estar sentado, de um lugar ocupado]. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem [nada fala sobre se levantarem e começarem qualquer balbúrdia, apenas falaram...] ... E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. Então Pedro, PONDO-SE EM PÉ [ιστημι histemi - 1) causar ou fazer ficar de pé, colocar, pôr, estabelecer 1a) ordenar ficar de pé, levantar-se] COM OS ONZE [o que demonstra que estavam e permaneceram sentados até aquele momento, e somente os doze apóstolos se levantaram na ocasião], levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras...” (At 2:1-14 - grifos e colchetes meus). SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER. Não houve nada nem mesmo parecido com o chamado reteté em Atos 2. Todos os 120 discípulos, e entre estes os 12 apóstolos, permaneceram sentados, em ordem, como convinha a um culto a Deus. Somente após serem acusados de estarem embriagados, PEDRO E OS ONZE SE LEVANTARAM. 

Os judeus eram acostumados a esta ordem em suas sinagogas e no Templo. Tenho um cunhado que é judeu, frequenta a Sinagoga em Recife, e já conversamos sobre o tema. Embora exista, no culto judaico, momentos de alegria e dança, o culto em si é ambiente de profundo respeito e contrição! Segundo ele, um mover pelo menos "parecido" com o reteté, e o sujeito é "delicadamente convidado" a se retirar da Sinagoga! Certamente, mesmo após a descida do Espírito o temor e respeito pelo culto dos 120 presentes no Cenáculo não se alteraram!

Como ninguém nunca me apresentou este ÚNICO TEXTO que tanto peço, que justifique biblicamente o reteté, permaneço com a Escritura, mapa seguro para o céu, lâmpada para os pés do crente e luz para o seu caminho (Sl 119:105). Em 1 Co 12 e 14 estão os textos que doutrinam a Igreja acerca do uso dos dons espirituais, e o texto termina categoricamente com "Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo [nesta orientação doutrinária] são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, que seja ignorado. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas, faça-se tudo decentemente e com ordem" (1 Co 14:37-40 - grifos e colchetes meus). Pronto!! Se não há NENHUM VERSÍCULO que mostre o reteté no NT, e Paulo afirma que o que fala são MANDAMENTOS DO SENHOR para o uso dos dons espirituais no culto, está claro a quem ou ao quê devemos obedecer!!

A alegria no culto, e extravasar esta alegria, pular, dançar na presença do Senhor etc não é antibíblica, desde que seja feita com ordem e decência, nos momentos adequados, e que não venham a atrapalhar a exposição das Escrituras, uma das partes mais importantes do Culto. Entretanto, qualquer manifestação carnal que é atribuída ao Espírito Santo chega a ser blasfêmia, por atribuir ao Espírito a ação da carne ou de demônios. Se atribuir a demônios a ação do Espírito Santo é o pecado imperdoável, atribuir ao Espírito a ação de demônios ou da carne também o é!

O reteté transforma o culto em um ambiente completamente irreverente, em nome de uma suposta liberdade do Espírito. Hoje, o crente tem mais reverência e respeito em uma sala de cinema do que no lugar que ele chama de Templo... No cinema, assistindo um filme profano, faz silêncio e presta atenção à mensagem do filme. Na Igreja, enquanto o pregador entrega a Palavra de Deus, sapateia, rodopia, grita, berra, urra, faz todo tipo de pantomima para não prestar atenção à Palavra e nem deixar mais ninguém ouvi-la!!

Além de tudo, Atos 2 NÃO É o único texto neotestamentário que trata dos dons espirituais. Foi o primeiro evento de descida do Espírito para a Igreja, e certamente os próprios crentes estavam atônitos, sem saber o que era aquilo. Os primeiros crentes certamente nem sabiam como usar corretamente os dons que recebiam. Aí o Senhor Deus se encarrega de inspirar Paulo, nos capítulos 12 e 14 da primeira carta aos Coríntios, para DOUTRINAR a Igreja, ensiná-la a usar os dons que Deus concedeu, dominar o seu próprio espírito e sua carne diante da ação do Espírito de Deus. Lembram que no AT já haviam "escolas de profetas"??
É aí que tudo complica, pois a orientação posterior de Deus (revelação progressiva) LIMITA a ação do próprio Espírito, ensinando que Ele age com ordem e decência, muito diferentemente do que ocorre em reuniões do reteté!! E por que razão o Espírito Santo inspiraria Paulo, mostrando como Ele agiria em nosso meio, decentemente e com ordem, e depois agiria de forma diferente??

Há tanta "ordem e decência" no reteté que as Igrejas mantêm obreiras estrategicamente a postos com toalhas, para cobrir a nudez das mulheres que caem com as partes expostas, graças à "ação (sic!) do Espírito Santo". Pessoas supostamente tomadas pelo Espírito Santo quebram objetos, caem umas sobre as outras... E no fim do culto, saem com os mesmos caráteres torpes,,, Conheço alguns que sapateiam a vigília inteira, mas o Espírito Santo não muda seus caráteres e continuam espancando esposas, adulterando, fornicando... Conheci um "vaso" que no culto rodopiava mais que um pião, mas fora dele assediava rapazes, numa prática homossexual abominável! Sabemos que isto não ocorre com todos; são só exemplos que demonstram que a ação do suposto "Espírito Santo" nestes moveres produz apenas movimento, e pouca mudança de caráter.

E, finalmente, cheguemos ao texto de Jo 4 e esclareçamos que não se trata de qualquer menção ao reteté! Basta ler calmamente para compreendê-lo, e ver que Jesus nem mesmo profetizava sobre a vinda do Espírito Santo! Jesus explica à Samaritana não sobre A FORMA DE ADORAÇÃO, mas sobre O LOCAL ADEQUADO DE ADORAÇÃO; é só ver o contexto, e se percebe que Jesus está na verdade respondendo à pergunta da mulher sobre qual o lugar mais adequado de adorar: “Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.(Jo 4:19-20), Fazendo uma paráfrase, ela disse: "os judeus dizem que o lugar de adoração tem que ser Jerusalém, e nós, os samaritanos, dizemos que é neste monte; o Senhor, que é profeta, o que me diz?". Jesus responde que em breve adorariam em espírito e em verdade, ou seja NEM EM JERUSALÉM E NEM NO MONTE SOMENTE, MAS EM QUALQUER LUGAR. Não fala de modo de adoração, mas da universalidade da adoração, sem locais privilegiados, seja o monte, seja o templo.

Adorar em espírito e em verdade é adorar no meu quarto, no leito do hospital, na cela da cadeia, num busão lotado, num carro que trafega em alta velocidade pela rodovia, num submarino que navega em regiões abissais, num avião que voa na estratosfera, no ônibus espacial que vaga pelo espaçol! E não no reteté.

Mas pensando bem... Na verdade, o NT fala do reteté, sim!!...


A esse, cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça, para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade” (2 Ts 2:9-12).

E o AT também!

Saul, cujo Espírito de Deus já tinha abandonado, caiu no poder!

"E ele [Saul] também despiu os seus vestidos, e ele também profetizou diante de Samuel, e esteve nu, por terra, todo aquele dia e toda aquela noite; pelo que se diz: Está também Saul entre os profetas?” (1 Sm 19:24). Vejam que nem precisa ser o Espírito de Deus, para que o reteté aconteça!

SOLA SCRIPTURA!